Início Bem estar Você já imaginou o mundo sem abelhas?

Você já imaginou o mundo sem abelhas?

250
0

É difícil imaginar que nossas abelhas possam desaparecer completamente não é? Ainda mais quando sabemos que existem quase quatro mil espécies nativas na América do Norte! Imagine quantas não deve existir ao todo? Você acha que o impacto no seu desaparecimento seria significativo?

A causa para essa preocupação parte do famoso aquecimento global. As mudanças climáticas bruscas já fazem mal a nós, seres humanos. Imagine o quão ruins são para as pequenas polinizadoras! E se você não se preocupa tanto assim com elas, é bom repensar, pois grande parte das flores dependem desses insetos para a polinização.

Com isso, uma equipe de cientistas do Serviço Nacional de Parques, do Serviço Geológico dos Estados Unidos e da Universidade de Harvard começou a trabalhar em conjunto com 46 parques nacionais do continente para ver o quão afetadas pelas mudanças climáticas as abelhas de cada local seriam.

Em ambientes nos quais as abelhas estavam ameaçadas, como em dunas de praias, a equipe coletou mais de 43 mil abelhas! Para captá-las, eles simularam uma flor com uma tigela colorida com água e sabão e esperaram que as abelhas fossem até ela. Além disso, o projeto tem conseguido conscientizar visitantes e funcionários sobre a diversidade de abelhas em cada parque e a importância delas frente ao risco que os efeitos climáticos representam.

O fato é que imaginar um mundo sem abelhas não é muito fácil. Devemos ser gratos por existirem grupos e pesquisas que se preocupam e estudam as nossas polinizadoras.

Texto originalmente publicado em nps e adaptado pela equipe do blog educadores.