Início Destaque Discipline seus filhos hoje, para não se arrepender amanhã

Discipline seus filhos hoje, para não se arrepender amanhã

1016
0

Sabemos que o amor que os pais sentem por um filho é algo muito difícil e, por vezes, até impossível de se colocar em palavras. No entanto, há algo que caminha junto com o amor e que é tão importante quanto ele: a educação.

Dr. Içami Tiba, médico psiquiatra e escritor de livros sobre educação familiar, afirma que “Quem ama, educa”. Lendo essa frase até parece óbvio e fácil, mas é bastante difícil educar um filho quando a educação está relacionada à razão e o amor à emoção.

Tendo em vista essa dificuldade, preste atenção em algumas dicas básicas para qualquer pai e mãe ter maior pulso firme e conseguir educar seus filhos da maneira correta.

SEJA EXEMPLO

As crianças aprendem imitando. Não adianta somente mandar o seu filho fazer alguma coisa, você deve ser o exemplo dele. Ele deve enxergar em você a primeira atitude.

SEJA ASSERTIVO

Tenha consciência das suas ações e suas opções, para não mudar de opinião tão facilmente. Seu filho precisa saber que um “sim” é “sim” e um “não” é “não”. Ele precisa achar que sua escolha como pai é a mais segura e, portanto, a mais correta.

NÃO SEJA RECEOSO

Não confunda disciplina com amor tendo receio de negar algo a seu filho. Esses momentos vão acontecer e você precisa ter pulso firme. Por mais doloroso que seja no momento, você agradecerá  no futuro. São consequências a longo prazo.

NÃO SE CULPE

Você não consegue dispor de tanto tempo com seus filhos e tenta compensar quando está junto dele? Isso é ser permissível quando não se deve ser. Não se culpe pelo tempo que você dispõe com eles, isso fará você ceder muito mais e tornará seus filhos “espertos” em relação a como se comportar com você.

SE IMPONHA, DÊ LIMITES

Filhos costumam testar os pais, isso é fato. Se ainda não aconteceu com você, pode ter certeza que ainda irá acontecer. Você precisará repetir o seu “Não” diversas vezes, e dar a mesma lição pra ele repetidamente, sim. Não deixe que esses momentos se tornem oportunos pro seu filho tirar vantagem de você. Mostre que você é a autoridade máxima em relação a ele, se imponha e dê limites.

O Dr. Brazelton ensina ainda que “uma criança indisciplinada revela pelo seu comportamento que não gosta de si própria e também não sabe se os pais gostam dela o suficiente para suportarem a sua irritação”.

Portanto, vamos tomar cuidado com a maneira como estamos educando nossos filhos. As consequências, sejam elas boas ou más, chegarão no futuro.

Texto originalmente publicado em medicinainforma e adaptado pela equipe do blog educadores.