Início Bem estar Descubra o motivo da sua tristeza que vem do nada

Descubra o motivo da sua tristeza que vem do nada

817
0

Procure por sua felicidade

Sempre vamos passar por momentos agoniantes de tristeza e por mais incrível que pareça, quase sempre, a solução para melhorar nosso estado emocional está dentro de nós mesmos, em um cantinho muito esquecido na nossa mente e que não permitimos que venha a tona. São respostas chaves para nossos questionamentos que podem nos trazer mudança e maior autoconhecimento. Mas em relação a isso, acreditamos haver certas perguntas que podem ser feitas nestes momentos não agradáveis e que suas respostas poderão nos ajudar de uma forma significativa, revelando as respostas daquele “cantinho da nossa mente” esquecido.

Por muitas vezes sentimos uma tristeza que aparentemente não tem origem. Ficamos em busca de um provável motivo para tentar fazer esse sentimento desgastante passar e nos deixar viver com leveza. Porém, por muitas vezes, falhamos na busca destes reais motivos.

Por outras vezes, você está triste e sabe exatamente o porque da sua tristeza. Pode ser oriunda de uma perda, de um fracasso, de uma decepção, entre outras coisas que são inevitáveis em nossas vidas. São momentos que te prendem, te abalam e demoram para serem superados.

Há momentos de tristeza que lutamos para superá-los. Tentamos o máximo esquecer a origem da sensação e buscamos sorrir e satisfazer da melhor forma nosso coração, porém, deixar o sentimento de lado, parece ser impossível. Acabamos que, por mais resistentes que tentamos ser, voltamos a alimentar a tristeza.

Por isso, se você estiver passando por um momento difícil de tristeza, algumas perguntas respondidas no seu interno poderão vir a ajudar, como:

Agi de alguma forma que eu me sinta culpado?

São muitos os casos de sentimentos de tristeza que insistem em permanecer em nossas vidas porque nos sentimentos culpados e por mais que tentemos anular o pensamento, a culpa sempre acaba voltando. Por muitas vezes, a culpa que sentimos não é justa ou, até mesmo, não é real.

A culpa costuma nos desestabilizar e perturbar nossos pensamentos de uma forma prejudicial e negativa. É então que agonizamos neste sentimento, que não sabemos como lidar ou o que fazer.

Se você estiver se sentindo culpado por algum ato que acredita ter feito e tiver a chance de se desculpar, mesmo que você não seja o errado, mesmo que não pareça ser o justo, peça. No começo parece ser a coisa mais idiota que você vai fazer na vida. Muitas vezes nós fomos a verdadeira vítima de alguma situação. Mas pedir desculpas pode ser o remédio mais eficaz. Ficar de bem com as pessoas, não ter sentimento de mágoa e deixar o orgulho de lado pode se mostrar a melhor opção.

Estou sabotando meus sonhos e meus desejos de alguma forma?

O motivo, muitas vezes, quando não encontramos a origem da nossa real tristeza é pelo fato de que estamos em desacordo com nossos sonhos, desejos e planos. Devido a correria do nosso a dia, a pessoas que nos relacionamentos, a desafios diários e cansativos, muitas vezes pode acontecer de colocarmos tudo o que planejamos para as nossas vidas de lado.

Isso pode fazer crescer em nosso interno o sentimento de mal-estar, de desânimo e de perda de controle. Tudo isso pode ir somando em nossa mente até o momento em que se torna uma tristeza sem que nem ao menos possamos perceber.

Vamos vivendo e vivendo, deixando o sentimento para cuidarmos depois e quando paramos para pensar no que queríamos e o  caminho em que estamos podemos desencadear um sentimento de decepção e frustração.

Quando isso acontecer devemos pensar que nunca é tarde, principalmente quando se trata dos nossos sonhos, nossos planos e desejos. Jamais será tarde para sermos felizes. Portanto, levante a cabeça, tenha calma e paciência, faça as mudanças necessárias acontecerem e busque tudo aquilo que acreditou e acredita ser importante na sua vida.

Estou cuidando da minha saúde mental e física?

Estar triste e desanimado nem sempre é resultado de um ato de mágoa ou ressentimento. Muitas vezes a tristeza está relacionada ao modo de vida em que vivemos. Os exageros, os estresses, a falta de cuidado e paciência podem nos levar por um caminho muito sombrio. A fadiga e a falta de uma boa alimentação nos trazem resultados muito significativos e negativos.

Já existem diversos estudos que falam sobre como o estresse afeta nossa saúde. Temos que lembrar que devemos descansar e viver uma vida mais plena possível. Ser feliz deve voltar a ser o real motivo da sua existência.

Dormir bem, comer bem, reservar momentos de laser e de descanso já não se trata mais de mordomia ou comodidade e sim de saúde. Final, sem comer bem e sem dormir bem não há a possibilidade do nosso cérebro funcionar da forma que deveria. A falta destes preciosos e essenciais cuidados podem desencadear diversas doenças, inclusive depressão.

Portanto, viva para ser feliz e para aproveitar tudo o que a vida pode oferecer de bom. Passe tempo com as pessoas que você ama. Reserve um tempo para ler o livro que gosta ou para assistir o filme que mais ama. Passeie ao ar livre e sinta a natureza. Coma bem e cuide do seu corpo. Se sinta bem e se sinta feliz. Sua vida deve ser leve.

Lembre-se de que a tristeza não deve ser o sentimento que permanece em sua vida pela maioria do tempo. Se você se sente triste procure mudar esta situação. Lute pela sua felicidade. Peça perdão se precisar, recomece sua vida se for necessário e cuide de você. Não se prenda a orgulhos bobos que só te atrasam ou a rotinas malucas que te adoecem. A vida é curta e devemos ser felizes.

Esperamos ter ajudado de alguma forma. Forte abraço!