Início Destaque De acordo com a ciência, plantas de interior são boas para a...

De acordo com a ciência, plantas de interior são boas para a saúde mental

671
0

Muitos de nós adoramos comprar plantas de interior e decorar nossa casa com flores e vasos. Afinal, as plantas são muito decorativas e coloridas e preenchem os espaços com um toque natural que nos tranqüiliza enquanto estamos encerrados. 

As plantas literalmente ajudam você a respirar melhor

As plantas são muito boas em liberar oxigênio e absorver dióxido de carbono. Portanto, é lógico que manter plantas em casa traz benefícios para a saúde física.

. Por isso vale a pena pensar em ter plantas com grande capacidade de absorver toxinas e purificar o ar.  Plantas perfumadas também trazem benefícios à saúde. O perfume de flores como jasmim e lavanda reduz a ansiedade e o estresse e promove uma boa noite de sono.

Jardinagem é a forma mais barata de terapia

Estudos têm mostrado repetidamente que cuidar das plantas pode distrair nossas mentes de coisas ruins, aliviar o estresse e ter um efeito calmante geral. 

As plantas também são uma ótima maneira de fazer uma pausa na tecnologia e no turbilhão estressante da vida profissional e os e-mails de trabalho que os acompanham. 

Um estudo recente foi capaz de mostrar que um grupo de pessoas na casa dos 20 anos experimentou uma queda acentuada na pressão arterial e outros sintomas de estresse físico quando eles tiveram uma sessão de jardinagem interna após usar o computador. Os resultados sugeriram que cuidar de plantas de interior reduz o estresse fisiológico e psicológico , especialmente em comparação com as tarefas mentais realizadas por meio da tecnologia.

Jardinar, mesmo que suas plantas morram 50 por cento das vezes, é uma maneira fácil de se sentir realizado. E esses pequenos momentos de orgulho agregam grandes benefícios à saúde mental .

A ciência é muito clara: as pessoas ficam mais felizes quando estão perto de coisas vivas esteticamente agradáveis. Trabalhadores de escritório são considerados mais produtivos e felizes quando cercados por plantas de interior. Além disso, ter plantas em quartos de hospital ajuda os pacientes cirúrgicos a se recuperarem mais rapidamente, reduzindo a pressão arterial, a dor e os níveis de fadiga. 


Texto originalmente publicado por lavidalucida e adaptado pela equipe do blog Educadores.