Início Comportamento Crianças limpam o banheiro da escola para aprender a valorizar patrimônio no...

Crianças limpam o banheiro da escola para aprender a valorizar patrimônio no Japão

119
0

No Brasil, colocar crianças para limpar as escolas pode ser retratado como abuso. Enquanto isso, no Japão, atividades como varrer a sala, passar pano no chão, lavar banheiro, e servir merenda fazem parte da rotina dos estudantes do ensino fundamental ao médio.

“Na escola, o aluno não estuda apenas as matérias, mas aprende também a cuidar do que é público e a ser um cidadão mais consciente”, explica o professor Toshinori Saito. “Ninguém reclama porque sempre foi assim.”

Além da limpeza, nas escolas japonesas os refeitórios são substituídos por refeições feitas na própria sala de aula e servidas pelos próprios alunos. Depois que acabam a refeição, eles são divididos em grupos e cada um fica responsável por lavar o que foi usado na refeição e também pela limpeza da sala de aula, corredores, escadas e banheiros.

“Também ajudei a cuidar da escola, assim como meus pais e avós, e nos sentimos felizes ao receber a tarefa, porque estamos ganhando uma responsabilidade”, diz Saito.

Michie Afuso , presidente da ABC Japan, organização sem fins lucrativos que ajuda na integração de estrangeiros e japoneses diz que isso faz com que as crianças entendam a importância de limpar o que sujou, dando a elas o senso de responsabilidade.

“O povo japonês aprende desde pequeno a cuidar de um patrimônio público que será útil para as próximas gerações”, disse ele.

Você consegue imaginar as crianças nas escolas do Brasil agindo dessa forma? Quais os benefícios isso traria para os profissionais da educação e para as famílias? Lembramo-nos do episódio da Copa do Mundo no Brasil, onde japoneses juntaram seu lixo no estádio durante os jogos. Não seria maravilhoso se o brasileiro também assim fosse?

Texto originalmente publicado em bbc e adaptado pela equipe do blog educadores.