Início Bem estar Conheça os principais sintomas de doenças nos rins

Conheça os principais sintomas de doenças nos rins

823
0

Fique sempre atento

O rim é um órgão que se localiza na parte posterior do abdômen, paralelo a coluna vertebral. A maioria das pessoas possuem os dois rins, porém, por mais incrível que possa parecer, há pessoas que nascem com apenas um.

Os rins são essenciais para a nossa sobrevivência, pois são responsáveis por inúmeras funções, como: filtrar o sangue, controlar os níveis de eletrólitos (sódio, potássio, cálcio, fósforo, magnésio…), controlar a pressão arterial, controlar a quantidade de água no organismo, estimular a produção de glóbulos vermelhos, etc.

Existem muitas doenças renais que, nas suas fases iniciais, possuem pouco ou nenhum sintoma. Muitas pessoas acabam descobrindo algum problema neste órgão tão importante apenas quando alguma doença já está em um estágio mais avançado.

Sendo assim, a melhor forma de identificar precocemente qualquer problema com os rins, é através de exames de sangue e de urina.         

Porém, o grande problema é que como muitas doenças não apresentam sintomas na fase inicial, a maioria das pessoas não procura realizar exames de check up para verificar a saúde do órgão.

Abaixo verifique os 10 sintomas mais comuns de doenças renais:

SANGUE NA URINA

A presença de sangue na urina pode ser detectável a olho nu ou através de exames de urina laboratoriais.

URINA ESPUMOSA

Antes de tudo, é preciso entender que é completamente normal a urina aparecer com um pouco de espuma no vaso sanitário. Porém, se você perceber uma mudança no padrão desta espuma, principalmente se você notar que ela apareceu em maior quantidade ou demorou muito para desaparecer, isso pode indicar a presença de alguma doença renal.

INCHAÇO

Os rins são responsáveis por controlar o volume de água e de sódio no organismo. A insuficiência deste pode resultar no acúmulo de sódio e de água causando inchaço nos pés e tornozelos. Além disso, o inchaço pode ir subindo no corpo, indo para as coxas, conforme a doença progride. Em casos mais graves, pode haver retenção de líquidos nos pulmões, o que pode levar a um quadro chamado de edema agudo do pulmão.

 HIPERTENSÃO

A retenção de água e sódio não resulta apenas em inchaços, mas também leva a hipertensão arterial.

ANEMIA

Os rins são responsáveis por produzirem um hormônio chamado de eritropoietina, responsável por estimular a produção de hemácias na medula óssea. Quando a função renal fica comprometida, menos hormônio é produzido, o que resulta no desenvolvimento da anemia.

CANSAÇO

Seja pela presença da anemia, pelo acúmulo de toxinas no organismo ou pelo aumento da acidez no sangue, há a presença de uma maior exaustão e cansaço do corpo.

PERDA DE APETITE

O aumento da acidez no sangue e o acúmulo de toxinas no organismo causam perda de apetite. Além disso, outros sintomas como sentir gosto metálico na boca ou ter hálito ruim insistente podem ser comuns para quem sofre de alguma doença renal.

DOR NAS COSTAS OU DOR NOS RINS

Doenças renais podem gerar dores lombares ou na região dos rins.

ACORDAR MUITAS VEZES PARA URINAR E URINAR POUCO

Quando o organismo começa a sofrer com insuficiência renal, o rim começa a perder a capacidade de armazenar urina.