Início Bem estar Conheça os benefícios de seis tipos de frutas secas para a sua...

Conheça os benefícios de seis tipos de frutas secas para a sua saúde

1003
0

Frutas secas fortalecem o organismo e previnem doenças

A nutricionista Julia Manchuk concede informações sobre as propriedades curativas de 6 frutas secas populares:

Figos secos

A tosse seca normalmente é residual depois de um resfriado e dificilmente é tratada. A especialista afirma que ingerir figos secos pode proteger o organismo contra resfriados. Os figos secos ajudam a acabar com a tosse debilitante fruto do resfriado ou da gripe. Isso ocorre devido ao aumento do nível de ferro no sangue. Aliás, os figos, por exemplo, contêm mais ferro que maçãs.

O figo possui propriedades diuréticas o que beneficia os rins. Além disso, contém cálcio, fósforo, iodo, potássio, bromo, manganês, enxofre, vitaminas A, C e B₁ o que auxiliam no bom funcionamento do aparelho digestivo. Para o sistema cardiovascular, os figos também são importantes: na insuficiência venosa, a coagulação sanguínea (coagulação rápida) é diminuída, a hipertensão é impedida e a freqüência cardíaca é reduzida.

Damascos secos

O damasco desidratado é benéfico para o sistema circulatório. Substâncias ricas em damascos secos expandem e purificam os vasos sanguíneos. O magnésio contido nos damascos secos aliviam os espasmos nas paredes dos vasos sanguíneos. O organismo é fortalecido. A condição dos rins e do coração, nutrição do cérebro e memória também se tornam mais resistentes.

Devido à grande quantidade de magnésio, os damascos secos são capazes de substituir medicamentos caros pelo seu conteúdo, que geralmente é prescrito para mulheres grávidas. Além disso, o damasco seco ajuda a superar o estresse e a aumentar o nível de hemoglobina no sangue.

Uvas passas

As uvas secas, por conter substâncias úteis em sua composição, ajudarão a acalmar seus nervos e a melhorar o seu sono. A nutricionista Julia Manchuk recomenda as uvas passas como um excelente remédio natural para a irritabilidade. Porém, pessoas que têm tendência a ganhar peso devem ingeri-las com moderação, pois este alimento possui um alto teor de açúcar. As uvas-passas possuem potássio, que é capaz de prolongar a juventude celular.

Ameixas secas

Ameixas são ricas em fibras, ácidos orgânicos e minerais. Portanto, auxiliam no bom funcionamento do metabolismo, do intestino e normalizam a pressão arterial. Ameixa seca previne doenças cardiovasculares.

Abacaxi seco

Obviamente, as frutas suculentas e frescas têm um sabor muito mais agradável e mais rico do que sua versão seca. Mas o abacaxi seco mantém suas propriedades benéficas e auxilia na perda de peso. Além disso, ele prolonga a juventude por conter um alto teor de potássio e mel em sua composição. O abacaxi seco também melhora a digestão e combate a inflamação.

Cereja seca

A cereja seca age eliminando produtos químicos do organismo. Além disso, as cerejas secas são um excelente anti-séptico e expectorante.