Início Bem estar Conheça mais sobre o alecrim: bom pra memória, pro bom humor, e...

Conheça mais sobre o alecrim: bom pra memória, pro bom humor, e outras utilidades

2106
0

O alecrim, conhecido pelo seu aroma, é uma planta comum da região mediterrânea. Ocorre preferencialmente em solos de origem calcária, e é considerada de fácil cultivo para jardineiros principiantes, tendo uma boa tolerância a pragas.

Chegou a nós, brasileiros, a partir da colonização portuguesa e era bastante usada pelos povos antigos como uso medicinal e culinário. Sua flor é bastante procurada pelas abelhas, pois seu néctar produz um mel de ótima qualidade. Na medicina popular, o alecrim sempre veio associado à manutenção de boa memória, e estudos recentes vêm sendo feitos em função de compreender melhor essa associação.

O médico Chris Van Tulleken saliente nos seus estudos que o alecrim é preservador da memória futura. Nos testes aplicados na sua pesquisa, pessoas ficaram isoladas em uma sala com cheiro de alecrim para ser verificado se os efeitos do aroma eram verídicos. Para a alegria do doutor, foi comprovado que as pessoas que sentiram o “cheiro de alecrim” tinham uma melhor memória futura, e ao analisar o sangue dos voluntários do estudo foi possível identificar resquícios de elementos químicos que compõem o alecrim. Tudo indicando que a inalação do aroma já traz resultados no corpo humano.

Dr. Chris Van Tulleken

Além dos estudos

Os estudos comprovaram efeitos do aroma do alecrim, mas não há somente pesquisas sobre o assunto: também temos experiências dos antigos, e lendas transmitidas durante os séculos.

No final do século XIV, o primeiro perfume à base de álcool e alecrim foi criado na Europa: a Água da Rainha da Hungria. Segundo a lenda, foi encomendado pela rainha designada Isabella – alguns chamam por Elisabeth e outros documentos descrevem como  “Santa Isabel, rainha da Hungria”. Os efeitos do perfume não eram somente em relação ao cheiro, mas também tinha o poder de dar longevidade a quem o consumisse, mantendo a aparência jovem da Rainha.

Além disso, os antigos também costumam dizer que ter uma planta de alecrim em casa é bom para o bom humor, devido à inalação dos seus óleos aromáticos.

Também na parte culinária o alecrim é muito bem visto: fazer batatas assadas com alecrim é delicioso, e também fica maravilhoso quando juntamos alecrim com grão de bico.

Portanto, aproveite o alecrim e as mais diversas formas de utiliza-lo!

Texto originalmente publicado em greenme e adaptado pela equipe do blog educadores.live.