Início Saúde Confira 5 dicas indispensáveis para combater o envelhecimento precoce

Confira 5 dicas indispensáveis para combater o envelhecimento precoce

405
0

Saiba como cuidar da sua pele evitar o envelhecimento precoce

Existem cuidados simples e práticos que são indispensáveis para que a sua pele não sofra com o envelhecimento precoce.

O envelhecimento é algo natural e ocorre quando as células somáticas começam a morrer e já não são mais substituídas.

O envelhecimento precoce acontece antes do tempo normal e sua causa pode ser genética ou devido a alguns hábitos errados que temos todos os dias e que podem ser evitados.

Para evitar o envelhecimento precoce, conheça alguns cuidados básicos que irão melhorar a sua saúde e a deixar ainda mais bela!

O que é envelhecimento precoce?

O envelhecimento está associado ao surgimento de rugas, manchas e flacidez na pele e, quando este envelhecimento acontece antes do tempo normal, denomina-se envelhecimento precoce. Sendo assim, a pele começa a dar sinais de desgaste quando a pessoa ainda é considerada jovem para isso.

Como mencionamos anteriormente, isso pode acontecer devido a tendências genéticas, porém, na maioria das vezes, é causado por hábitos não saudáveis no dia a dia.

Cuidados com a pele para evitar o envelhecimento precoce

A verdade é que todos irão envelhecer, porém, existem hábitos e cuidados com a pele que ajudam de maneira efetiva a mantê-la com uma aparência mais saudável.

Confira algumas dicas abaixo:

1. Mantenha uma alimentação saudável

A alimentação influencia muito na aparência e na nossa saúde de maneira geral.

Para que não ocorra o envelhecimento precoce, um dos principais cuidados com a pele que precisamos ter é acrescentar na nossa alimentação alimentos que ajudem a estimular a produção de colágeno, como as amoras e os grãos.

 Além disso, é essencial, para manter a saúde da pele, ingerir bastante água e evitar alimentos gordurosos e processados.

2. Hidrate a pele

Hidratar a pele é um cuidado fundamental que deve ser levado a sério durante toda a vida.

Conforme os anos passam, o organismo diminui a produção de colágeno e, desta maneira, a pele tende a ficar mais flácida. Hidratá-la é uma maneira de estimular a produção de colágeno e evitar, por consequência, o envelhecimento.

3. Jamais durma com maquiagem

Manter a pele limpa é essencial para que ela fique saudável e livre de bactérias.

A jornalista Anna Pursglove, do jornal inglês The Daily Mail, ficou um mês sem remover a maquiagem para dormir e isso a fez envelhecer dez anos.

Especialistas afirmam que o envelhecimento aconteceu devido ao acúmulo de poluentes na pele, o que faz diminuir a produção de colágeno e elastina, substâncias fundamentaos para manter a pele jovem.

4. Use protetor solar diariamente

A exposição ao sol sem a devida proteção causa o envelhecimento da pele. Os efeitos nocivos das radiações UVA e UVB podem causar queimaduras, rugas, manchas e câncer de pele.

5. Prefira produtos naturais e de origem vegetal

Para ter uma pele saudável prefira produtos ecologicamente corretos, livre de parabenos, corantes artificiais e ativos de origem animal.

Fonte: omtheskin