Início Comportamento Saiba como aliviar a azia e o refluxo sem fazer uso de...

Saiba como aliviar a azia e o refluxo sem fazer uso de medicamentos

693
0

Encontre maneiras de aliviar a azia sem usar medicamentos

A maioria das pessoas sofrem ou já sofreram com azia e, para este problema, existem vários medicamentos no mercado farmacêutico. Porém, existem estudos que revelaram que estes mesmos medicamentos, a longo prazo, podem estar relacionados a uma expectativa a de vida mais curta para seus usuários. O estudo realizado pelo autor sênior Dr. Ziyad Al-Aly, da Escola de Medicina da Universidade de Washington, reuniu dados de cerca de 3,5 milhões de pessoas de um banco de dados nacional do Departamento de Veteranos dos EUA. Os cientistas compararam diversos grupos de pessoas: aqueles que usaram medicamentos contra a azia e aqueles que não usaram.

Em resumo, aqueles que utilizaram medicamentos tiveram um risco 25% maior de morte quando comparado com aqueles que não fizeram o uso de nada. Por isso, é importante destacar que a azia pode ser amenizada e tratada de maneira mais natural e menos invasiva.

Para quem sofre com azia, o mais correto a ser feito é consultar um médico que possa avaliar as causas possíveis do problema.  Inclusive, há medicamentos que contém componentes que agridem o estômago e causam danos ao mesmo, como consequência e tudo isso deverá ser avaliado e levado em consideração pelo profissional. Além disso, há bactérias que agridem o sistema digestivo, como a bactéria conhecida como Helicobacter pylori que causa refluxo, queimação no estômago, azia, entre outros problemas.

Após o diagnóstico médico e visto que não existe nenhum problema grave relacionado aos sintomas, o indivíduo poderá aliviar a dor sem fazer uso de medicamentos.

Confira algumas maneiras de aliviar a dor da azia:

Evite certos alimentos

Existem alimentos que afetam o esfíncter esofágico inferior e acaba causando, por consequência, a azia e o refluxo.

Existe basicamente um anel no fundo do esôfago, onde ele se encontra com o estômago, e outro anel no topo, onde ele se encontra a garganta. Ambos precisam fechar para garantir que a comida não retorne. Existem alimentos, como a cafeína, o álcool e a hortelã-pimenta, que relaxam o esfíncter inferior e, claro, se você abrir a porta, fica muito mais fácil de passar. Fumar cigarros também pode desencadear um gatilho para azia, já que a fumaça do cigarro tende a relaxar essa válvula.

Coma menos

Comer com calma e parar conscientemente uma vez que o corpo se sente satisfeito possui uma série de efeitos positivos. Tudo é uma questão de lógica, pois se você encher o estômago de líquido ou comida, será mais fácil de “transbordar” e causar azia e refluxo.

Não deite logo após comer

Apesar de parecer uma ótima ideia deitar-se para um cochilo depois do jantar ou depois de uma grande refeição, isso deve ser evitado. O ideal é ficar de pé por algumas horas depois de comer para que não haja riscos da comida retornar. Desta forma, você irá reduzir o estresse no estômago e no esôfago.

Além disso, você também deve evitar usar roupas apertadas, já que as mesmas exercem pressão sobre o estômago.

Mascar chiclete

Existem evidências de que o chiclete pode ajudar no combate a refluxos e azia, já que aumenta a produção de saliva e pode facilitar a digestão após as refeições.

Fonte: paraoscuriosos