Início Curiosidades Como surgiu a escova de dentes?

Como surgiu a escova de dentes?

363
0

Você já se questionou sobre o surgimento dos diversos objetos que nos rodeiam? Hoje é a vez da gente desvendar a história por trás da criação desse instrumento de higiene tão fundamental: a escova de dentes.

Consegue imaginar você escovando seus dentes com um pequeno graveto? Pois é exatamente isso que faziam há muito tempo atrás! Inicialmente a escova de dentes não passava de um graveto, mais ou menos do tamanho de um lápis, com as pontas desfiadas – para formar a escova. Com cerca de 5 mil anos, o objeto foi encontrado em uma tumba egípcia.

Mas e quem poderia criar a escova com aparência próxima a que temos hoje? Os chineses!

No final do século 15, os chineses criaram um acessório confeccionado com pelos de porco amarrados em varinhas de bambu ou pedaços de ossos e tornou-se muito popular na Europa.

Mas e tinha escova pra todo mundo?

NÃO!

As famílias dividiam uma única escova entre todos os membros – consegue imaginar? – e isso obviamente trazia problemas. Os pelos se acumulavam com a umidade e mofavam, originando várias doenças na boca que iam passando para toda a família através do uso do apetrecho. Além disso, as extremidades pontiagudas feriam a gengiva.

MAS E AS QUE USAMOS HOJE EM DIA?

As escovas de cerdas que utilizamos nos dias de hoje foram criadas em 1938, nos EUA. Uma pesquisa informou, em 1997, que metade da população brasileira na época se quer tinha uma escova de dentes.

Consegue se imaginar sem uma delas no seu banheiro hoje em dia?

Texto originalmente publicado em super.abril e adaptado pela equipe do blog educadores.