Início Comportamento Como reagir se um bebê, criança ou adulto estiver engasgado? Veja as...

Como reagir se um bebê, criança ou adulto estiver engasgado? Veja as dicas dos especialistas

288
0

Ver alguém se engasgando é uma das cenas que ninguém quer ver. Mas pode acontecer, e devemos saber como reagir nesses momentos para poder ajudar e até mesmo salvar uma vida.

“Às vezes você tem minutos ou até segundos para desobstruir as vias aéreas antes que o dano permanente seja causado. É uma situação assustadora que exige uma reação imediata.” disse a Dra. Danelle Fisher , chefe de pediatria do Centro de Saúde Providence Saint John, em Santa Monica, Califórnia.

Por essa razão  é importante ter algumas noções básicas sobre o que fazer em caso de emergência. Aqui estão as dicas dos especialistas.

Quais pessoas são mais propensas a engasgar?

Crianças menores de 4 anos , em particular, são mais propensas a engasgar “porque têm vias aéreas menores e não estão acostumadas a lidar com diferentes texturas de alimentos”, diz o Dr. Fisher.

Em idosos, a função de deglutição pode se alterar, aumentando o risco de engasgo.

O engasgo pode acontecer em diferentes situações, mas especialistas dizem que as principais causas nas crianças são alimentos, moedas e brinquedos. Já nos adultos a as causas mais comuns de asfixia quase sempre envolvem alimentos. Além dos idosos que tem problemas com mastigação que pode gerar o problema.

O que fazer se um bebê estiver engasgado

Se alguém estiver por perto, o Dr. Fisher recomenda pedir que liguem para emergência enquanto você age. E, se estiver sozinho, tente primeiro desobstruir as vias aéreas.

Se a criança tiver menos de um ano de idade, segure o bebê de bruços e dê palmadinhas vigorosas nas costas, apontando para as omoplatas, diz o Dr. Fisher. Isso cria uma forte vibração e pressão nas vias aéreas, que geralmente podem desalojar o objeto.

O que fazer se uma criança estiver engasgada

A Academia Americana de Pediatria recomenda a realização da manobra de Heimlich em crianças engasgadas. Novamente, se outra pessoa estiver com você, peça que liguem para 18 ou 112, enquanto você age. Você pode fazer isso quando a criança está deitada, sentada ou em pé.

Se ele estiver sentado ou em pé, fique atrás dele e envolva seus braços ao redor de sua cintura. Coloque o lado do polegar do seu punho no meio do abdômen dele, pegue esse punho com a mão livre e pressione para dentro com movimentos rápidos para cima. Repita esses empurrões até que a criança cuspa o objeto ou comece a respirar ou tossir.

Se a criança não começou a respirar novamente, incline suavemente a cabeça para trás e levante o queixo. Em seguida, coloque sua própria boca sobre a boca dele, aperte o nariz e dê duas respirações com duração de 1,5 a 2 segundos. Em seguida, retorne à manobra de Heimlich. Continue repetindo os passos até que a criança comece a respirar novamente ou a ajuda chegue.

O que fazer se um adulto estiver engasgado

Para adultos, é importante começar perguntando se eles estão engasgando, diz o Dr. Adkins. Se eles indicarem sim,  recomenda fazer o mesmo que para uma criança. Dê-lhes cinco golpes nas costas, seguidos de cinco golpes abdominais, se os golpes não desalojarem o objeto.

Se você não conseguiu desalojar o objeto, ligue para emergência de sua cidade.

Texto originalmente publicado em sain-et-naturel e adaptado pela equipe do blog Educadores.