Início Destaque Por que diminuímos de tamanho à medida que envelhecemos? Os médicos nos...

Por que diminuímos de tamanho à medida que envelhecemos? Os médicos nos respondem

260
0

Não é mito: você, de fato, encolhe com o tempo.  As pessoas perdem em média um centímetro a cada 10 anos após os 40 anos, de acordo com o Medline Plus , e acelera após os 70 anos. No geral, você pode perder entre 2 e 7 centímetros à medida que envelhece.

Mas o que explica isso?

A Dra. Angela Catic , geriatra e professora associada do Baylor College of Medicine’s Huffington Center on Aging, explicou: “Os discos entre as vértebras da coluna perdem fluido à medida que você envelhece, fazendo com que você encolha”.

Nas mulheres, a menopausa pode acelerar a perda óssea “devido à perda dos efeitos protetores do estrogênio no osso”, disse o Dr. Arashdeep Litt , médico interno da Spectrum Health. Isso também pode fazer com que você encolha um pouco.

Mas a perda de altura também pode ser devido à osteoporose, uma doença óssea que se desenvolve quando a densidade mineral óssea e a massa óssea diminuem, ou quando a qualidade ou estrutura óssea muda. Isso pode diminuir a força de seus ossos e aumentar o risco de fraturas, de acordo com os Institutos Nacionais de Saúde (NIH).

Seu médico suspeitará de osteoporose se você tiver uma perda total de altura de 4 cm ou mais, ou uma perda de altura de 2 cm ou mais desde sua última medição, diz o Dr. Litt. “Esta perda significativa de altura é um sinal de osteoporose e justifica um teste de densidade óssea”, diz ela.

É normal encolher alguns centímetros à medida que envelhece.

Ainda que algumas condições possam levar à diminuição da sua altura, encolher alguns centímetros é normal. O que pode ser recomendado para diminuir esse efeito é:

  • Pratique exercícios regularmente.
  • Levante pesos para fortalecer seus ossos.
  • Coma uma dieta rica em cálcio e vitamina D para apoiar a saúde óssea.
  • Evite o tabaco, o consumo excessivo de álcool e o consumo excessivo de cafeína, que são fatores de risco para a osteoporose.

Procure atendimento imediato se você tiver dores nas costas severas ou desenvolveu uma postura curvada.

Texto originalmente publicado em sain-et-naturel e adaptado pela equipe do blog Educadores.