Início Comportamento Como o pensamento positivo influencia a nossa saúde como um todo

Como o pensamento positivo influencia a nossa saúde como um todo

342
0

Entenda a importância do positivismo para a sua saúde no geral

A nossa mente é uma verdadeira máquina de energias e, sendo assim, tato os pensamentos positivos, quanto os negativos têm o poder de beneficiar ou prejudicar a saúde do nosso corpo e influenciar na nossa disposição, auto-estima e aparência.

Quando uma pessoa pensa positivo, esta energia boa e agradável se eleva no nosso interno e muda o nosso olhar e o nosso agir.

Atualmente, existem livros, documentários, filmes e demais instrumentos que afirmam que o pensamento positivo é o caminho para o sucesso profissional e pessoal.

Porém, pensar positivo não é uma tarefa fácil, sendo preciso exercícios diários que modifiquem os hábitos para equilibrar corpo e mente.

O que é pensamento positivo?

De maneira resumida, o pensamento positivo configura a capacidade de enxergar o lado bom de tudo aquilo que nos acontece. É através dele, que encaramos o futuro com mais confiança e otimismo, ou seja, sem pensamentos negativos ou ruins e isso, de alguma maneira, modifica o nosso corpo e a nossa beleza interior.

O poder da nossa mente

A realidade em que vivemos é fruto da nossa mente.

Joachim Vosgerau , que é diretor do Center for Behavioral Decision and Research (da Universidade Carnegie Mellon), esclarece que, ao imaginar determinada situação, o cérebro é estimulado e passa a vivenciar aquele pensamento. Sendo assim, o cérebro não diferencia os pensamentos do que é realidade ou não. Se pensarmos em uma situação, ele entenderá que estamos vivendo-a. Portanto, as ideias e os pensamentos projetam a nossa realidade e tudo aquilo que pensamos influencia a nossa vida. Inclusive, há alguns movimentos que pregam isso.

Você já ouviu falar da psicologia positiva?

A psicologia positiva é um movimento inserido na psicologia tradicional que adota uma nova forma de estudar as pessoas, focando a mente no que dá certo para cada paciente, ajudando, assim, a promover o positivismo no ser humano.

Positivismo X Saúde

O pensamento positivo é poderoso e ele influencia no funcionamento do nosso corpo. Tanto é que há estudos que indicam que o pensamento positivo é capaz de prevenir doenças, como as doenças cardíacas.

A Universidade de Harvard realizou um estudo que identificou que pessoas otimistas apresentam 50% menos riscos de sofrer com alguma doença cardíaca. O estudo ainda apontou que o pensamento positivo melhora os índices de colesterol e diminui o açúcar no sangue, o que reduz o surgimento das diabetes.

Além disso, pessoas que pensam positivamente são mais ativas, costumam ter uma alimentação mais equilibrada e uma saúde mental e física mais saudável, o que reflete em uma aparência mais bonita e alegre.

Um estudo realizado por um grupo de cientistas canadenses apontou que o pensamento positivo, ou o otimismo, altera a forma como o córtex visual processa as informações. O que levou os estudiosos a perceber que, quanto maior o positivismo de uma pessoa, maior a capacidade dela para reconhecer detalhes de uma imagem.

Portanto, o pensamento positivo é fundamental para se ter uma vida plena, feliz e saudável!

Fonte: omtheskin