Início Comportamento 10 situações cotidianas que sugam a nossa energia e diminuem o nosso...

10 situações cotidianas que sugam a nossa energia e diminuem o nosso potencial

357
0

Saiba identificar as situações que sugam a sua energia vital

A paz de espírito e serenidade são fundamentais para se ter uma vida feliz. Porém, no nosso cotidiano também precisamos lidar com ladrões de energia que sugam a nossa paz de espírito. Identificar a origem destes ladrões é o primeiro passo para superar esses obstáculos.

Confira a seguir os dez sugadores de energia vital mais comuns, que diminuem o nosso potencial:

1 – O pensamento negativo se alimenta do medo e nos faz fechar as portas em busca de segurança. Identificar o pensamento negativo e combatê-lo é o caminho para nos levar a outros horizontes. Os pensamentos negativos chegam sem avisar, insistem em ficar e só vai embora se os expulsarmos com firmeza.

2 – A pressa suga as nossas energias e nos coloca na loucura do mundo. As consequências deste ritmo de vida alucinado é o estresse, a frustração e a impaciência com tudo e todos. Existem pessoas que estão sempre apressadas e não compreendem a pressa é inimiga da felicidade.

3 – A insegurança causam dúvidas que estão sempre nos perseguindo. A pessoa insegura duvida da sua própria capacidade e da capacidade do outro. Sendo assim, a dúvida é a mãe da insegurança.  O equilíbrio emocional é a barreira natural que combate as energias sugadoras da confiança.

4 – Pessoas que estão sempre ocupadas se sentem frequentemente angustiadas diante da falta de tempo. Portanto, é normal ouvirmos: “Eu trabalho demais, não tenho tempo para mais nada”. A verdade é que muitas vezes perdemos muito tempo com tarefas inúteis que nos fazem perder um tempo considerável do nosso dia. E assim, acabamos dando menos atenção a quem amamos e ao que verdadeiramente importa.

5 – A preguiça recorrente suga a nossa energia e provoca sofrimento por tudo aquilo que se planeja e não acontece por causa da preguiça. Primeiramente, precisamos entender o motivo da preguiça. É hábito, desânimo emocional ou doença? Independente do motivo, você deve procurar se livrar dela, pois uma preguiça eventual acabará se transformando em uma preguiça corriqueira.

6 – O perfeccionismo nos faz achar que nada é suficientemente bom e acaba servindo de obstáculo para alcançarmos nossos objetivos. O perfeccionista está sempre com medo de errar.

7 – A busca por aprovação é uma necessidade da própria autoafirmação pessoal. Pessoas inseguras vivem constantemente buscando receber elogios, homenagens ou premiações pelos seus méritos. É verdade de que todos nós dependemos uns dos outros, porém, pessoas inseguras precisam que alguém lhes diga que são bons e competentes.  Viver para agradar aos outros é uma atitude que rouba a energia.

8 – A incapacidade para decidir também está relacionada com a insegurança que ocasiona um sofrimento que poderia ser evitado com uma postura mais confiante. A construção de um indivíduo passa pelo poder de escolha e sua atitude.

9 – O tédio é algo necessário e ele instiga a nossa criatividade. Porém, quando o tédio aparece de maneira mais frequente em nossas vidas, isso nos impede de refletir a respeito das mudanças necessárias.

10 – As redes sociais sugam a nossa energia, já que nos exigem tempo e disposição. Além disso, a internet está repleta de ódio, hipocrisia e arrogância. Passar o dia conectado a ela pode ser um verdadeiro veneno para a nossa saúde mental.

Fonte: obemviver