Início Comportamento Como fazer o pote da calma, para um momento de “birra” das...

Como fazer o pote da calma, para um momento de “birra” das crianças!

1323
0

Se você é mãe ou professora, ou tia, ou adora lidar com crianças, trazemos uma solução super fácil de fazer, com materiais que você geralmente tem em casa e que vai funcionar super bem, na hora que os pequenos perderem a calma, ou ficarem ansiosos por alguma ou outra razão. Você tem que fazer a criança entender que não é um castigo ganhar o pote ou garrafa da calma, é um instrumento para tranquilizar tanto a criança quanto o adulto.

Numa manhã um aluno de oito anos, da escola onde trabalho “surtou”, ficou mais de quinze minutos “descompensado”, e como tínhamos na sala de recursos estas garrafas, ele foi acalmando, juntamente com a ajuda da professora especializada. Quando o pai chegou (meia hora depois) a criança estava tranquila e disse ao pai: – “Eu birrei!”. Super recomendo!

A garrafa da calma é uma das técnicas educacionais mais conhecidas do método Montessori. O fato de ser muito fácil de implementar e oferecer resultados favoráveis ​​no curto prazo são alguns dos aspectos a seu favor, que contribuíram para pais de todo o mundo, para recorrem a ele para ensinar seus filhos a administrar suas emoções.

Basicamente, a garrafa de calma é um objeto cheio de purpurina e água, projetado para ajudar as crianças a reduzir estados de ansiedade e / ou raiva. No entanto, também é uma técnica muito eficaz para estimular a concentração e a atenção seletiva. “O objeto pode tranquilizar as crianças ao atrair a atenção para os pontos brilhantes que se movimentam quando são chacoalhados. ”

A garrafa ou pote atua como uma espécie de canalização emocional, através da qual a criança libera emoções negativas que não sabe administrar. Enquanto a mexe, as tensões emocionais acumuladas são liberadas e, quando elas são reduzidas e o pequeno finalmente para de mover a mamadeira, o efeito do brilho descendo lentamente exerce uma ação relaxante adicional que elimina todos os traços de irritação ou ansiedade na criança. De fato, é um método muito eficaz para tratar o transtorno de ansiedade infantil e a hiperatividade, mas também pode ser útil em crianças com autismo e problemas comportamentais.

A garrafa ou pote pode ser usada a qualquer momento; portanto, é ideal que a criança sempre a leve consigo, para que, quando estiver ansiosa ou com raiva, possa recorrer a ela. No entanto, também pode ser armazenado em um local específico do seu quarto ao qual a criança tenha acesso o tempo todo.

Uma estratégia muito útil para motivar rapidamente a criança a usar a garrafa da calma é fazer uma garrafa ou pote personalizado. Depois de colocar seu carimbo pessoal, você certamente será incentivado a levá-lo com você e usá-lo. Se você não sabe como fazer uma garrafa de calma, explicamos passo a passo.

O que você precisa para fazer um pote de calma?

-Um recipiente de vidro ou uma garrafa de plástico, de preferência transparente e sem etiquetas.
-Glitter (também conhecido como geada, glitter ou diamante) da escolha da criança, embora o ideal seja optar por tons claros, porque são mais relaxantes.
-Glitter ou cola transparente.
-Água da torneira temperada.
-Corante alimentar para colorir a água.
-Uma colher de sopa e outra sobremesa.

Os passos simples para fazer um pote de calma

Despeje a água da torneira quente no recipiente de vidro ou na garrafa de plástico até que 1/8 do recipiente esteja cheio. Se a criança for muito pequena, é recomendável que você opte por uma garrafa de plástico para evitar que ela quebre e danifique.

Em seguida, adicione duas colheres de sopa de cola na água. Lembre-se de que quanto mais cola você adicionar, mais tempo o brilho levará para descer, para que ele tenha um efeito mais relaxante.

Em seguida, deixe a criança escolher a cor de glitter que mais gosta e adicione cerca de 3 ou 4 colheres de chá cheias de glitter na água. Mexa para que o brilho se misture bem com a água e a cola.

Adicione duas ou três gotas do corante escolhido pela criança para colorir a água. Mais uma vez, tente fazer uma cor fraca para que o efeito calmante seja maior.

Encha a garrafa com mais água ou adicione um pouco mais de brilho, se não for suficiente. Em seguida, coloque a tampa e feche-a firmemente para que a água não saia quando a garrafa for removida. Pronto! Seu filho já tem sua própria garrafa de calma .

Fonte: etapainfantil