Início Bem estar Cientistas dizem que viver com um cachorro vai fazer você mais feliz...

Cientistas dizem que viver com um cachorro vai fazer você mais feliz e aumentar seu bem-estar.

261
0

O cão é um animal fiel, amoroso e amigável, com olhos grandes e expressivos, que transmitem todo o amor e alegria que sentem pela família humana.

Afinal, essa espécie é considerada a melhor amiga do homem, devido ao vínculo importante e quase inquebrável que existe entre um cão e seus seres humanos.

Por não terem a linguagem humana para transmitir suas emoções, esses animais usam todos os recursos expressivos à sua disposição para demonstrar seu afeto.

Desde o movimento da cauda até o focinho perto da mão ou das pernas e até o fato de oferecer sua companhia, é uma clara demonstração de amor por qualquer cão.

São animais capazes de sentir a alegria, tristeza e solidão dos humanos ao seu redor. É por isso que eles tendem a agir de acordo com o humor de seus seres humanos amados.

É justamente por esse vínculo que os cães, em vez de serem classificados como animais de estimação ou animais de companhia, são considerados mais um membro da família.

Um vínculo incomparável entre cão e humano

O amor entre uma pessoa e seu cachorro não pode ser explicado em palavras. Porque um vínculo que se torna rico ou rompe devido às interações que o nutrem ou destroem.

Mesmo para pessoas que não tiveram um animal de estimação, é difícil entender esse belo vínculo.

Cientistas do Departamento de Ciência, Animal e Biotecnologia da Universidade de Azabu, no Japão, analisaram esse link em profundidade. Com o objetivo de estudar do ponto de vista científico, os benefícios após a união entre humanos e cães.

Esta pesquisa mostrou que o bom relacionamento com os cães contribui para a produção de ocitocina, mais conhecida como “hormônio do amor”.

Segundo o estudo, o vínculo entre cães e humanos pode ser comparado ao vínculo do pai com o filho.

A tal ponto que o simples contato físico entre o cão e seu dono é capaz de fortalecer seu relacionamento. Portanto, se você é uma das pessoas que afirma ter um filho, não se preocupe, a ciência apóia sua afirmação.

Benefícios de ter um cachorro

Sensação de bem-estar

Devido à produção de ocitocina, os seres humanos podem se sentir amados e amados e até seu nível de felicidade pode aumentar facilmente. Portanto, manter um relacionamento estável com seu amigo peludo pode se tornar a cura necessária para a tristeza. Abrace o seu cão e deixe o imenso amor dele penetrar no seu ser, sem dúvida uma rotina de carinho, será benéfico para os dois.

Diminui a sensação de solidão

Se você é uma daquelas pessoas que tendem a se sentir solitárias ou isoladas, um cão pode ser sua melhor ajuda. Esses animais são capazes de ler o seu humor e fornecer a empresa e o conforto que você precisa. Além disso, não há sensação melhor do que saber que seu parceiro peludo está em casa esperando seu retorno. Independentemente dos problemas do seu dia-a-dia, quando você abre a porta, encontrará olhos brilhantes e uma vibrante cauda feliz de sua chegada.

Suporte emocional

Como mencionamos anteriormente, os cães têm a capacidade de sentir quando você está triste, estressado, preocupado ou emocionalmente agitado.

É por isso que, através da empresa, eles procuram trazer conforto, companhia e carícias. Essa demonstração de amor incondicional ajuda a reduzir a quantidade de estresse ou desconforto que você pode experimentar, melhorando seu humor, mesmo sem você perceber.

Uma vida ativa

Acredite ou não, vivendo com um cachorro, você permanecerá ativo com mais frequência, pois esses animais requerem atividades como caminhar ou andar.

Um exercício físico que, sem dúvida, representa um benefício para você e seu cão. E é que, de acordo com um estudo da Universidade Commonwealth da Virgínia, o exercício ajuda a liberar o estresse e a relaxar o sistema nervoso.

Além de representar um benefício para a saúde de ambos, esses passeios contribuem para o desenvolvimento de uma vida social tanto para seu companheiro peludo quanto para você, encontrando outras pessoas que apreciam a companhia dos cachorros.

Portanto, não espere mais, saia e ande com seu cachorro, desfrute de uma mudança de cenário e da melhor companhia.

Eles contribuem para a prevenção e controle de doenças

De acordo com o British Medical Journal, os cães que vivem com diabéticos são capazes de sentir a queda no nível de açúcar no sangue humano.

Ao detectar essa mudança importante para uma pessoa afetada por essa doença, eles são capazes de emitir um sinal de alerta. Muitas vezes, fazendo a diferença entre vida e morte.

Enquanto isso, uma pesquisa do Estudo de Alergia na Infância e Poluição do Ar de Cincinnati revelou que a interação com cães desde a infância impede o desenvolvimento de alergias no desenvolvimento. É por isso que é recomendado que, desde tenra idade, as crianças convivam com esses animais, para que, no futuro, possam compartilhar sua vida com esses animais nobres, sem risco de sofrer alergias.

É por isso que é recomendado que, desde tenra idade, as crianças convivam com esses animais, para que no futuro possam compartilhar sua vida com esses animais nobres, sem risco de sofrer alergias.

Fonte: ignisnatura