Início Bem estar Cientista brasileira descobre técnica para despoluir água utilizando cascas de banana

Cientista brasileira descobre técnica para despoluir água utilizando cascas de banana

341
0

Os componentes químicos presentes nas cascas de banana conseguem “sugar” da água metais pesados

Só na região de São Paulo, quase 4 toneladas de casca de banana são jogadas fora por semana nos estabelecimentos. Esta informação foi divulgada por uma reportagem relacionada aos desperdícios alimentares, que instigou Milena Boniolo, doutoranda em química, a estudar uma finalidade mais eficiente para as cascas de banana. E ela conseguiu! Milena descobriu uma forma de utilizar este material orgânico para despoluir a água contaminada por metais pesados.

O processo para realizar a despoluição é relativamente simples. A casca de banana possui uma grande quantidade de moléculas carregadas negativamente, enquanto que os metais pesados são formados por moléculas positivas. Sendo assim, levando em consideração os ensinamentos da química que afirmam que os opostos se atraem, a casca de banana consegue, automaticamente, atrair para si todas as moléculas de metais.

Porém, para que as propriedades químicas da casca de banana possam ser aproveitadas neste processo, é necessário que sejam potencializadas. A cientista Milena Boniolo explica como fazer isso acontecer: em uma assadeira, as cascas precisam ficar expostas ao sol por cerca de uma semana. Depois, elas são trituradas e peneiradas. Por fim, é essa “farofa de casca de banana” que deverá ser colocada na água para despoluir o recurso.

Conforme Milena, 5 mg do pó de banana são necessárias para despoluir 100 ml de água. Porém, para conseguir altos níveis de limpeza, é necessário repetir o processo mais de uma vez. Isso ocorre por, em testes de laboratório, a casca de banana conseguiu “sugar” imediatamente cerca de 65% dos metais pesados que estavam na água.

Atualmente, Milena Boniolo busca por patrocínios para poder colocar essa técnica em prática em grande escala. Afinal, casca de banana é o que não falta…