Início Ciência Ciência afirma: Quem gosta de comer queijo vive mais

Ciência afirma: Quem gosta de comer queijo vive mais

308
0

Você ama comer queijo? Pois temos boas notícias pra você!

Alguns estudos experimentais conduzidos por grupos de cientistas mostraram que as pessoas que adoram comer queijo têm a capacidade de viver mais, pois o que pode ser considerado o elixir da longevidade está concentrado em alguns tipos de queijo.

 A ciência confirmou que consumir queijo habitualmente, sem excedê-lo, prolonga sua vida: é o que concluiu uma pesquisa publicada na revista  Nature Medicine .

 Os cientistas identificaram a espermidina , uma substância encontrada principalmente em queijos envelhecidos, a chave para a longevidade. De facto, esta substância presente no organismo tende a diminuir com a idade, e revela-se fundamental para a saúde geral, pois é capaz de contrariar o processo de envelhecimento e reduzir de forma decisiva o risco de doenças cardiovasculares.

Como foi a pesquisa

Pesquisadores chegaram a estes resultados após testes em camundongos, numa primeira fase dos estudos, e rastrearam substâncias presentes em queijos capazes de prolongar significativamente a vida dos roedores.

Posteriormente  realizaram uma pesquisa em uma amostra de 800 italianos para analisar sua dieta , para chegar à conclusão de que os participantes que consumiam regularmente fontes de espermidina experimentavam episódios de pressão arterial e insuficiência cardíaca com menos frequência . Fato que mostrou que comer queijo pode prevenir doenças cardiovasculares, uma vez que os consumidores habituais desse tipo de alimento tiveram menor incidência de casos de parada cardíaca: 40% menos do que as pessoas que não consomem queijo.

Não é interessante essa pesquisa? É ótimo saber que o queijo, algo tão gostoso, pode trazer tantos benefícios!

Texto originalmente publicado em ogmag e adaptado pela equipe do blog Educadores.