Início Bem estar A ciência afirma que este é o vínculo mais poderoso da vida:...

A ciência afirma que este é o vínculo mais poderoso da vida: vínculo entre mãe e filha.

156
0

Um estudo recente realizado nos Estados Unidos veio mostrar qual é o vínculo mais poderoso da vida. Mas não estamos falando apenas de amor, mas do vínculo humano mais forte, aquele que parece incapaz de romper: o vínculo entre mãe e filha.

A pesquisa que o descobriu chegou a essa conclusão enquanto procurava uma explicação científica sobre por que alguns esquemas emocionais são transmitidos de pais para filhos. Os resultados encontrados permitem não só compreender o fenômeno procurado, mas também compreender como funciona a relação entre mães e filhas.

O estudo

Um grupo de pesquisadores da Califórnia selecionou 35 famílias com boa saúde para fazer o estudo.  Uma vez selecionadas as pessoas, foi feito um exame do cérebro, no qual foi criado uma espécie de mapa do órgão. 

O objetivo era descobrir como o cérebro funcionava em certos testes e comparar semelhanças e diferenças entre pai-filha, pai-filho, mãe-filho e mãe-filha em quantidades quase iguais.

Depois de analisar os resultados, houve um achado significativo: mães e filhas têm anatomia praticamente idêntica na parte do cérebro que rege as emoções.

Não é que não haja semelhanças entre outros membros da família. Mas no caso das meninas com suas mães, as partidas foram extremamente marcantes.

OS DOIS LADOS DA MOEDA

Descobrir por que a conexão entre mães e filhas pode ser tão forte é o grande ponto deste estudo. Também a compreensão mútua e a capacidade de saber exatamente o que está acontecendo com a outra pessoa.

Mas também há o outro lado:  Estando tão perto emocionalmente, o relacionamento muitas vezes pode ser explosivo. Em muitos casos, pode até ser difícil relacionar sem entrar em conflito.

Mas o que é inegável é que o vínculo entre mãe e filha é muito forte.

Texto originalmente publicado em bioguia e adaptado pela equipe do blog Educadores.