Início Bem estar Cidade na Alemanha ganha ciclovia coberta por painéis solares

Cidade na Alemanha ganha ciclovia coberta por painéis solares

1389
0

A cidade de Freiburg, no sul da Alemanha, é conhecida no país por ser a Capital Solar, e também, a Capital da Bicicleta. Um novo projeto-piloto de uma ciclovia coberta por energia solar conseguiu conciliar as duas coisas, criando o primeiro projeto deste tipo na Alemanha.

Localizada no centro de exposições de Freiburg, a ciclovia será coberta com painéis solares de vidro translúcido ao longo de 300 metros. A iniciativa foi da prefeitura da cidade, com a empresa subsidiária de energia Badenova. 

O projeto-piloto mostra que a energia fotovoltaica não só tem lugar no telhado da maneira clássica, mas também nas áreas de tráfego público. “Especialmente em áreas urbanas, onde o espaço é escasso e caro, é importante encontrar soluções inteligentes e criativas para atingir os objetivos de expansão da geração de energia limpa na cidade”, disse a prefeitura em nota.

Segundo a prefeitura da Freiburg, a implementação de um projeto desse tipo no passado enfrentava dificuldades, como os altos custos das estruturas de suporte dos módulos fotovoltaicos. O objetivo do projeto-piloto foi criar um sistema padrão que possa ser replicado em outros locais a um custo ainda menor.

O projeto é uma parceria da cidade de Freiburg e da empresa subsidiária de energia Badenova.  Através de um fundo de proteção climática disponível. a prefeitura, além de fornecer a propriedade, apoiou o projeto-piloto financeiramente. O objetivo do projeto da ciclovia solar é o desenvolvimento de uma construção de telhado tecnicamente escalável, como exemplo de utilização de áreas urbanas não utilizadas para produção de eletricidade

Bacana, não é?

Texto originalmente publicado em ciclovivo e adaptado pela equipe do blog Educadores.