Início Comportamento Psicologia do desenho infantil: o que a criança está tentando te dizer

Psicologia do desenho infantil: o que a criança está tentando te dizer

1107
0

Muitas crianças começam a se desenvolver na infância a partir dos desenhos. Quantas vezes você viu um pequeno desenhando e pintando? O que costuma ser um divertimento para eles também pode ser uma das ferramentas principais para sua comunicação.

Como o desenho infantil transmite experiências emocionais

Quando muito novos, os primeiros desenhos sempre são palitos que representam pessoas. A única coisa que pode alertar em uma obra tão precoce é a escolha de cores predominantemente escuras. Isso indica um humor sombrio ou incapacidade de distinguir tons.

A partir dos seis anos, o jovem artista começa a retratar na folha de álbum seus sentimentos, vivências, sonhos e problemas ocultos. Nos seus desenhos é possível analisar a imagem da família, retratos e situações.

A imagem da família na figura

O primeiro passo é olhar quem a criança adicionou à folha do álbum e quem preferiu não pintar. 

Se toda a família estiver reunida, você precisa observar como o bebê retrata os parentes. Se ele pintar uma casa simples em vez de um retrato de família, o ambiente doméstico é muito cauteloso e a criança não se sente protegida e confortável. 

Quando uma criança se desenha ao lado da mãe e o pai está parado em algum lugar distante, isso pode indicar a desconfiança do jovem no chefe da família.

Você precisa observar a altura e o tamanho dos parentes – uma criança pode pintar tanto dados reais (a mãe é menor que o pai) quanto sua ideia de quem é o dono da casa. Se toda a família for reunida, e não separadamente em cantos diferentes da folha, então reina em casa uma atmosfera amigável e positiva.

Foto de um homem

É necessário pedir à criança que desenhe uma pessoa que se pareça com ela. Esse exemplo de criatividade decifrará como uma criança se percebe na sociedade e quem ela deseja se tornar no futuro. Também é necessário ver quais cores prevalecem na ilustração. Se uma criança retrata tudo em tons de cinza, isso pode indicar amor e cuidado insuficientes para ela. Quando em uma foto uma criança desenha não apenas a si mesma, mas também outras pessoas, é necessário observar especialmente a posição do jovem. Se um jovem fica de lado, isso indica dificuldades na comunicação com os colegas.

Imagens-situações nos desenhos

Analisar imagens de diferentes situações é uma boa forma de saber como se sente um jovem artista na escola, na aula, com a avó, com os amigos, o seu estado psicológico naquele momento.  Quando o jovem desenha uma ilustração, você precisará perguntar cuidadosamente onde ele está na foto, o que ele sente, está triste ou alegre – e por quê?

Não é fácil conversar com crianças, mas o método de desenho ajudará você a aprender muitos detalhes interessantes sobre seu herdeiro. 

Texto originalmente publicado em kreativlife e adaptado pela equipe do blog Educadores.