Início Curiosidades Brincar com criatividade : descubra o potencial lúdico das sombras

Brincar com criatividade : descubra o potencial lúdico das sombras

224
0
Data da foto: 2007 Alunos brincando com a sombra do corpo projetada no chão, na Escola Projeto Vida.

Todas as crianças usam a imaginação para viajar em suas aventuras, mais do que simplesmente curiosas, as crianças reinventam suas fantasias com entusiasmo.

Convidamos a todos a adentrar nessa aventura de estímulos com suas crianças, levando-as a explorar suas aptidões ,espirito investigativo, curiosidade e esperteza por meio de algo simples e eficaz como a sombra.

Podemos criar brincadeira super estimativa, aproveitando dias ensolarados ou até mesmo utilizando uma lanterna.   

Brincar com a sombra pode ser uma maneira de estimular as crianças a se envolver em adivinhações, historias em mundos desconhecidos.

Envolva suas crianças na brincar com sombras. Temos muitas dicas para você fazer isso em casa:

As crianças podem fazer muitos gestos e movimentos copiando animais, como por exemplo, cães, coelhos, elas vão adorar usar a imaginação!

Temos nessa brincadeira a proposta de usar os gestos e movimentando o corpo, evidenciando como a sombra ganha os mesmo movimentos do corpo.

A ideia é desafiar as crianças porque abrange a percepção do espaço e isso é muito bom: ao mesmo tempo que a criança faz uma sombra de monstro, que ela pode tentar aumentar e diminuir de acordo com seus movimentos, ela vai perceber que suas sombra alcança vários tamanhos. Podemos também usar uma lanterna para causar esses efeitos e usar os flash para dinamizar a brincadeira.

Podemos ainda fazer um teatro de sombras. Para isso basta utilizar as peças feitas de papel, tem alto potencial lúdico.

É importante estimular os pequenos a expressar e buscar novos personagens imaginários ou não, de maneira que elas possam usar a imaginação.

Este artigo foi publicado originariamente no site- Lunetas, e foi reproduzido adaptado por equipe do blog cantinho