Início Comportamento Atividades recreativas promovem a saúde mental em idosos

Atividades recreativas promovem a saúde mental em idosos

146
0

A terceira idade é um momento caracterizado por vezes por agravamento da saúde física ou mental que pode significar o aparecimento de limitações com as quais a pessoa anteriormente não vivia.

Tem sido observada nos idosos uma certa tendência a esse adoecimento mental de várias maneiras – desde doenças psicológicas quanto em doenças como Alzheimer. Para alguns deles,  o excesso de tempo livre e a falta de emprego que os fazem se sentir produtivos podem afetá-los gravemente .Mas a boa notícia é que o conhecimento dos diversos problemas enfrentados pelos idosos tem levado diferentes organizações em todo o mundo e governos de alguns países a empreender iniciativas a fim de atender os idosos.

Para Carbajo Velez, os estereótipos e mitos sobre o envelhecimento podem desaparecer se o envelhecimento for conceituado como o aprendizado de novas funções sociais e se prestar mais atenção a outras coisas do envelhecimento, como o valor cultural do indivíduo e de sua família. 

O conjunto de ações desenvolvidas pela sociedade e pelas famílias dos idosos pode ajudá-los a ser mais felizes, bem como a alcançar uma melhor qualidade de vida. E essas iniciativas desenvolvidas têm como objetivo proporcionar espaços nos quais os idosos tenham à disposição diversas atividades lúdicas e têm conseguido , entre outras coisas, estender a qualidade de vida a essas pessoas.

Exemplos de atividades a serem desenvolvidas são  jogos como xadrez, dominó e clubes do livro, por exemplo. Tudo isso auxilia no fortalecimento da memória. Além disso, atividades como caminhadas, trabalhos domésticos, esportes e exercícios em geral, são extremamente importantes.

Texto originalmente publicado em menteasombrosa e adaptado pela equipe do blog Educadores.