Início Comportamento Filmes que ajudam a aumentar a autoestima das crianças

Filmes que ajudam a aumentar a autoestima das crianças

193
0

auto – estima das crianças influencia a percepção que as crianças têm de si mesmas, você sabia disso? A auto-estima é o conjunto integrado de pensamentos, crenças recebidas e suas próprias avaliações sobre suas qualidades internas (mentais e espirituais) e externas (aparência e força física). Essa avaliação pessoal é alta (ou baixa) quando se trata de um autoconceito positivo (ou negativo) e, portanto, sua autoanálise produz um impacto emocional no indivíduo, pois de alguma forma é uma medida franca de seu valor.

Na prática, o conceito da auto-estima está associado ao bem-estar físico, sendo um sinal de boa qualidade de vida. Também está relacionada à dimensão psicológica, revelando estabilidade emocional e, no aspecto social, mostra capacidade de se identificar com o meio ambiente e com os outros.

É fundamental promover costumes e atividades que promovam ou elevem a autoestima, e isso pode ser feito através de filmes! Vamos ver alguns filmes que ajudam a aumentar a autoestima das crianças?

Filmes que aumentam a autoestima das crianças

  • Ratatouille (2007) . Este filme conta a história de um pequeno camundongo mas grandes sonhos que queria se tornar um grande chef. Para isso, associa-se a um menino, filho de um famoso chef, que, no entanto, acaba se revelando um desastre completo na cozinha. Através dos olhos de Remy, seus filhos descobrirão que as possibilidades de aprimorar suas habilidades e talentos são ilimitadas, se eles realmente acreditarem e estiverem dispostos a lutar por eles.
  • Procurando o Nemo (2003) e Procurando Dory (2016) . Existem dois filmes (o segundo é uma sequência do primeiro) que transmitem uma incrível mensagem de melhoria. Nem a deformidade de Nemo com uma nadadeira menor que a outra, nem o medo de seu pai de qualquer novo elemento, nem a amnésia anterógrada de Dory (sua memória de curto prazo falha) impedem esses personagens de alcançar seus objetivos. Quando algo é desejado com paixão, nenhum obstáculo será suficiente para impedir que seja alcançado.
  • Wall-E (2008) . Este trabalho, fruto da aliança entre Disney e Pixar, é uma joia da ficção científica que nenhuma criança deve perder. Conta a história de um robô que trabalha incansavelmente em um planeta (Terra) abandonado por seus habitantes há vários séculos. Além da lição sobre a gestão adequada de resíduos, aqui você pode aprender sobre a importância da autonomia, mantendo a tecnologia sob controle e se comunicando de forma eficiente.

Outros filmes que você vai querer que seus filhos conheçam

  • Como treinar seu dragão (I – 2010 / II – 2014) . Esta é a história de Soluço, um jovem Viking, fraco e filho do chefe da tribo, que desenvolve uma grande e profunda amizade com um dragão, seu inimigo natural. Os habitantes da cidade temem a criatura e o menino terá que enfrentar os costumes ancestrais, confiando em si mesmo, apesar dos próprios medos. A mensagem é que os seres vivos estão acima de tradições e crenças infundadas.
  • Matilda (1996) . Um clássico que continua a fascinar jovens e adultos. É um filme com o qual é impossível não se sentir indignado, assustado e, finalmente, feliz ao ver as aventuras de seu protagonista; uma garota muito doce e inteligente que nasceu em uma família disfuncional. Matilda se educa, luta contra as adversidades, faz amigos e se torna independente, tudo graças à sua tremenda força de vontade.

Aproveite a cultura dos filmes e livros e use isso para aumentar a autoestima dos seus pequenos!

Texto originalmente publicado em menteasombrosa e adaptado pela equipe do blog Educadores.