Início Comportamento 6 maneiras de ensinar as crianças a respeitar

6 maneiras de ensinar as crianças a respeitar

257
0

Você sabe, mesmo, a definição de RESPEITO? O significado de respeito vai além de simplesmente dizer “Sim, senhor” ou  “Sim, senhora”. O sentimento de respeito deve vir de dentro e você não pode forçar alguém a respeitar você.

Por isso o respeito deve ser algo ensinado, e hoje vamos dar 6 dicas de como ensinar as crinaças a respeitar. Vamos conosco?!

Como ensinar respeito

1. Fique calmo e não exagere quando “acha” que seu filho está sendo desrespeitoso

É claro que muitas vezes há situações em que as crianças são desrespeitosas  pode ser porque nessa idade elas ainda não têm nenhuma outra alternativa ou não percebem o que estão fazendo. Nesse momento é que devemos ensiná-los.

Para ensinar respeito, devemos primeiro permanecer calmos e no controle. Identifique se é uma verdadeira situação de “desrespeito”, um mal-entendido ou simplesmente porque a criança não aprendeu a resposta adequada a tal situação.

2. Identifique a causa do desrespeito e tente ensinar alternativas para resolver os problemas

Quando seu filho reage mal ou o insulta, em vez de rebater com mais gritaria e grosseria, mantenha a calma e pergunte por que ele está agindo dessa maneira. Dessa forma, você rebate seu filho de maneira exemplar e o faz ficar sem reação, pois ele pode estar explodindo que você mantém sua fortaleza. E isso o desestabiliza, o faz perder a credibilidade na sua briga.

3. Desrespeito em crianças pode ser uma forma de se proteger

As crianças desrespeitosas geralmente insultam porque estão com raiva. Alguém, geralmente você, os machucou. Então, instintivamente, eles querem te machucar.

Ninguém consegue pensar com clareza quando se sente raiva. Nem adultos, muito menos crianças!  A criança pode ficar com raiva porque suas necessidades não foram atendidas. Portanto, peça-lhe que pense em outras maneiras de conseguir o que precisa em vez de insultá-lo.

Ao nomear e explorar as emoções de seu filho, você pode ajudá-lo a compreender de onde vem sua raiva. E isso é muito importante até mesmo para o desenvolvimento do caráter e personalidade do seu filho.

4. Mostre como ser respeitoso, respeitando seus filhos primeiro

Não há maneira mais eficiente de ensinar algo a alguém como agir de maneira exemplar. Quando somos exemplo, somos inspiração, e não há hipocrisia. As pessoas nos enxergam como quem tem a razão, quando questionamos algo, ou quando cobramos atitudes.

O mesmo se aplica com nossos filhos: quando você é exemplar, não há razão para ele te rebater.

Lembre-se: Todas as pessoas têm o direito de pensar com independência e de gostar de coisas diferentes. Isso deve incluir seus filhos. Portanto, respeite seus filhos se quiser ser respeitado.

5. Use disciplina suave e firme para ensinar, não para punir

Disciplina significa ensinar ou treinar, não punir. Você não precisa ser muito duro. Na verdade, estudos mostraram que a disciplina positiva é muito mais eficaz e duradoura do que as estratégias punitivas.

Imagine que você comete um erro bobo em seu trabalho e seu chefe fala com você de maneira degradante. Isso deve ser muito ruim, certo? Isso faria você ter mais respeito por esse chefe? Realmente não. O mesmo com as crianças, ser rude ou usar punições não vai nos conquistar o respeito delas.

6. Peça desculpas quando você estiver errado

Um adulto maduro e respeitoso aceita a responsabilidade e pede desculpas quando comete erros. Essa é mais uma forma de ser exemplar para seus filhos. Logo que eles o verem fazendo isso, vão achar normal fazer também.

Texto originalmente publicado em menteasombrosa e adaptado pela equipe do blog Educadores.