Início Comportamento As pessoas são influenciadas pelo ambiente em que estão, ou pelas pessoas...

As pessoas são influenciadas pelo ambiente em que estão, ou pelas pessoas com quem interagem?

253
0

Pessoas nascem já adquirindo suas personalidades aos poucos, e vão se moldando conforme seu crescimento e desenvolvimento. Uma vida inteira é muito tempo para que alguém permaneça sempre o mesmo; é inevitável que nós mudemos de ideias, de gostos, de objetivos, de valores. O que leva essa mudança a acontecer é o ambiente em que vivemos, ou são as pessoas com quem convivemos?

Não é difícil perceber que  o ambiente em que estamos inseridos exerce forte influencia sobre nós. A própria mídia nos faz acreditar no valor de produtos através de suas propagandas, nos mostra versões diferentes de um mesmo caso para gerar discussões, traz para a população ferramentas para expressar opiniões nos persuadindo a discutir e compartilhar pontos de vista. As condições em que vivemos também exercem sobre nós certo domínio: Morar em um condomínio de luxo é muito diferente de morar em uma comunidade carente, e viver dentro dessas realidades diferentes também influencia o ser humano a agir conforme o ambiente em que está. Como podemos ter conhecimento sobre o desconhecido?

O fato é que o ambiente é feito por pessoas e suas realidades. Quando convivemos e somos sociáveis estamos expostos a influencias de pensamentos, opiniões, e até mesmo características pessoais. Quantas vezes você se pegou reproduzindo um vocabulário de outra pessoa? Ou quantas vezes você notou estar adquirindo manias de alguém com quem convive? Nós todos somos como pequenos elementos que caracterizam um ambiente. Reproduzimos essas características para outras realidades e, no fim, criamos um padrão.

É fácil concluir que o ser humano é tanto influenciador como influenciável. Criamos o ambiente em que estamos inseridos e ajudamos a propagar o seu aspecto para outros ambientes igualmente padronizados. . Por isso é muito importante entendermos que se quisermos alguma mudança, precisamos começar por nós mesmos.