Início Comportamento As pessoas que têm olhos claros possuem uma maior tendência ao alcoolismo,...

As pessoas que têm olhos claros possuem uma maior tendência ao alcoolismo, indica estudo.

16681
0

Estudos mostraram uma boa oportunidade para investigar fatores que envolvem o alcoolismo

Você conhece alguém de olhos azuis que está sempre extrapolando no álcool? Ou ainda pior, esta pessoa se tornou alcoólatra? Pois acredite, conforme informações de um estudo recente, pessoas com a cor dos olhos claros possuem uma maior tendência a “encher a cara” e esta característica pode estar relacionada com o nosso DNA.

O estudo tinha o objetivo de analisar o perfil genético de 1.263 americanos com ascendência europeia diagnosticada com alcoolismo.

Os cientistas verificaram que quem tinha olhos castanhos tinham menores chances de ser tornarem alcoólatras do que aqueles que tinham olhos claros. Inclusive, as pessoas que tinham olhos azuis apresentaram, de longe, as maiores taxas de dependência alcoólica.

O estudo sugere que, incrivelmente, a cor dos olhos pode ser útil em relação ao diagnóstico de alcoolismo. Apesar de ter sido realizado um controle mais rigoroso relacionado às variáveis como idade, etnia e gênero, a associação permaneceu inalterada. Ou seja, os genes responsáveis pela coloração dos olhos estão relacionados de forma significativa com o grupo relacionado ao alcoolismo, influenciando, inclusive, nos efeitos provados  pelo álcool no corpo.

A próxima etapa do estudo será replicar os resultados para verificar se a ligação é verdadeira. Se ela for verificada como correta, o grande desafio irá ser identificar se a causa seria genética, ambiental, ou as duas. De fato, a oportunidade é gigantesca para que os cientistas possam entender melhor os mecanismos do alcoolismo.