Início Curiosidades Artista usa 200 mil tampas de garrafas recicladas pra criar mural em...

Artista usa 200 mil tampas de garrafas recicladas pra criar mural em Venezuela

2121
0

A arte é uma maneira significativa de expressar sentimentos e realidades, um jeito bonito e expressivo de nos impactar. Dentro disso, muitos artistas trabalham com a tentativa de mostrar para o público alguma mensagem, e atualmente uma das coisas que mais tem atraído é artes relacionadas ao meio ambiente.

Nesse sentido, o artista Oscar Olivares, de 23 anos, em colaboração com a organização ambiental local OkoSpiri e Movimiento en la Arquitectura para el Futuro, criou um mural enorme usando tampas de garrafas de plástico e tampas de recipiente na Venezuela.

Demorou dois meses e meio para colocar mais de 200.000 tampas plásticas na parede da praça Plaza Escalona, ​​no município de El Hatillo, Caracas. O mural tem 45 metros de comprimento, medindo 3,5 metros no ponto mais curto e 7,25 metros no ponto mais alto.

“A iniciativa veio da ONG OkoSpiri – eles me convidaram para participar como artista do projeto de criação do primeiro eco-mural da Venezuela usando apenas uma tampa de garrafa. No começo, parece impossível, mas fiz algumas pesquisas e mergulhei profundamente no pontilhismo e na cor. Isso me ajudou a entender que não era apenas possível fazer um bom mural usando bonés, mas também algo difícil, mas impressionante e, portanto, vale a pena. ”

AS ETAPAS E O RESULTADO FINAL

Demorar quase 3 meses para se fazer um muro desses mostra a qualidade do trabalho de Oscar. Ao longo desse tempo, a equipe passou por várias etapas no trabalho: aplicaram uma camada de tinta branca, colocaram uma grade para o design, coletaram tampas plásticas e as limparam, prepararam a mistura, colocaram as tampas e fizeram os retoques finais.

A visão final é de araras em seu habitat natural. Além disso, o mural contém girassóis, montanhas do Parque Nacional El Ávila e outros elementos que deixam a paisagem linda.

“O mural começa com a cidade de Caracas (onde está o mural) à noite com uma lua arepa. O arepa é a comida mais típica da Venezuela e algo que conecta todas as pessoas do país – os ricos e os pobres. No céu inspirado por Van Gogh, você pode ver dois Ovnis (OVNIs) que representam nossa conexão com o espaço sideral. Então, temos alguns girassóis e, na parte mais importante do mural, as quatro araras de diferentes tamanhos e perspectivas voando por aí. Você pode testemunhar esses pássaros voando por Caracas o tempo todo, eles estão sempre em um casal ou em grupos. No final do mural, você verá um Araguaney – que é a árvore nacional da Venezuela com o nome do mural “Oko-mural”, inspirado na ONG OkoSpiri. ” Explica o artista.

Quando se pergunta a Oscar sobre projetos futuros, ele responde: Tenho mais projetos para mais murais em Caracas. O próximo deste ano será feito com tintas da maneira regular, mas esperamos fazer murais mais ecológicos na Venezuela e em outros países também. Também queremos fazer uma exposição de arte com apenas eco-arte. Pessoalmente, estou trabalhando em novas pinturas porque em breve tenho mais exposições de arte na Europa, então temos muito o que fazer! ”

Para a alegria do povo, podemos dizer que teremos mais novas artes em breve!

Texto originalmente publicado em boredpanda e adaptado pela equipe do blog educadores.