Início Comportamento Aprimore sua percepção plena: Onde está o cachorro?

Aprimore sua percepção plena: Onde está o cachorro?

7005
0

Faça o teste de atenção: por que você precisa fazer isso – fatos e mitos

Com a prática, você será capaz de aumentar e fortalecer seus “músculos da atenção plena”, de modo que uma sensação de calma e imobilidade se torne mais fácil de alcançar na vida diária.

Mindfulness é uma técnica mental e física com a qual você pode focar sua atenção no momento presente. Estar no momento o ajuda a reconhecer, aceitar e lidar com pensamentos, sentimentos e sensações dolorosos ou obsessivos.

A prática da atenção plena é simples, eficaz, leva apenas alguns minutos e pode ser feita em quase qualquer lugar, portanto, pode ser um ótimo complemento para os seus cuidados diários de saúde mental.

Mindfulness existe há 2.500 anos e faz parte da terapia psicológica desde os anos 1970. A plena atenção pode ajudar a reduzir o estresse, aumentar a criatividade, melhorar o foco, a memória de trabalho e a concentração e fortalecer os relacionamentos.

Mindfulness pode ajudar a controlar a depressão, ansiedade, dor crônica, ideação suicida, vício e prevenir recaídas e transtornos alimentares.

A plena atenção não é religiosa ou mística. Pode ser parte da prática espiritual, mas atenção plena é uma técnica que qualquer pessoa pode usar.

A plena atenção não está esvaziando a cabeça. Em vez disso, você permite que seus pensamentos e sentimentos venham e vão sem julgamento.

Atenção plena não é o caminho para a alegria. É uma forma mais suave de estar no momento e lidar com as dificuldades.

Como funciona a atenção plena

É fácil focar em memórias dolorosas, problemas antigos, preocupações e medos sobre o futuro, especialmente durante períodos de depressão ou ansiedade. Sem estar preso ao presente, o estresse pode dominar as mentes.

A atenção plena é uma âncora. Concentrando-se no momento presente, geralmente prestando atenção à sua respiração, corpo e sentimentos, você pode aprender a permitir que os pensamentos e sentimentos estressantes surjam e desapareçam sem ficar preso a julgamentos ou controle.

Momentos memoráveis

A atenção plena não é algo pelo qual desistir. Na verdade, é mais benéfico quando você está no meio das atividades diárias, quando sua mente tende a divagar em pensamentos estressantes e tensões.

Com a prática, você será capaz de aumentar e fortalecer seus “músculos da atenção plena”, de modo que uma sensação de calma e imobilidade se torne mais fácil de alcançar na vida diária.

Portanto, sugerimos que você comece seus testes de atenção plena com este teste fácil.

Você consegue encontrar um cachorro na imagem?

Todos nós sabemos que as ilusões de ótica se baseiam em enganar os olhos. Para pregar uma peça em seu cérebro, basta enganar seus olhos. Mas às vezes acontece o contrário: nós mesmos enganamos nossos olhos, cérebro e nós mesmos quando tentamos pensar abstratamente e ignorar uma parte da realidade ajustando o que vemos a um padrão simples de entender.

Portanto, esquadrinhe quadro a quadro da imagem e encontre, em menos de dez segundos, um cachorro. És capaz?

A resposta está na figura a seguir.

Deixamos abaixo a solução…

Compartilhe para desafiar seus amigos também!