Início Bem estar Hoje viemos falar sobre os 3R’s que causam bloqueios na vida: Ressentimento,...

Hoje viemos falar sobre os 3R’s que causam bloqueios na vida: Ressentimento, remorso e rejeição.

187
0

Você sabe que muitos sentimentos negativos atrapalham nossa vida. Hoje viemos falar sobre os 3R: Ressentimento, remorso e rejeição. Esses três são extremamente nocivos nas nossas relações humanas, e precisamos reconhecê-los para sabermos lidar com eles.

CONHEÇA OS 3RS QUE CAUSAM BLOQUEIOS NA VIDA: REMORSO, RESSENTIMENTO E REJEIÇÃO

RESSENTIMENTO

É quando guardamos uma ofensa, uma mágoa. Quando relembramos o momento que nos machucou e ficamos remoendo aquilo, estamos ressentidos.

O ressentimento é como uma autossabotagem: nele usamos o nosso sentimento como uma armadilha, remoendo ele várias vezes e revivendo aquilo que foi ruim. É um sentimento e um costume muito tóxico para aquele que sente.

REMORSO

Está relacionado a nossa consciência, ao instinto de arrependimento. Esse arrependimento causa mal estar, baixando nossa freqüência energética. A energia do remorso é muito semelhante à energia gerada pela culpa e pela vergonha, e é necessário ajuda para que se saia dela.

Para isso, é importante assumir o erro, pedir desculpas, e também ser desculpado – ou seja, a pessoa que está lidando com alguém com remorso, precisa entendê-la, praticar empatia, perdoar.

REJEIÇÃO

A rejeição está relacionada ao medo: medo de não ter alguém, de não ser importante para alguém, de não fazer parte de algo.

Esse sentimento de rejeição pode surgir ainda na infância, sendo muito importante que seja trabalhado desde o início e não apenas na fase adulta, quando já se encontra em estado mais complicado de resolução.

COMO PODEMOS MUDAR ESSES SENTIMENTOS?

Temos que enfrentar um caminho: começamos pela percepção (onde identificamos o problema e estamos prontos para encará-lo), depois passamos pelas escolhas (onde começamos a agir para mudar) e posteriormente chegamos às mudanças (que são as conclusões dos nossos atos em prol da melhoria).

Outra forma interessante é praticar a aceitação e o perdão. Você precisa aceitar o sentimento como parte de si mesmo, e perdoar a si mesmo pelos seus erros. A autocrítica pode ser um caminho muito nocivo na hora de tentarmos recuperar boas energias.

Texto originalmente publicado em personare e adaptado pela equipe do blog Educadores.