Início Comportamento Apenas 36% das pessoas conseguem resolver este enigma: Em que chapéu está...

Apenas 36% das pessoas conseguem resolver este enigma: Em que chapéu está o gato?

79
0


Um novo e curioso quebra-cabeça lógico apareceu em novembro na rede, de onde ele desafia inúmeros internautas que estão tentando adivinhar algo aparentemente simples: em que chapéu está o gato.

Nas últimas horas, este desafio particular em que as pessoas devem descobrir onde está escondido o gato, mais precisamente em qual dos 3 chapéus, se tornou viral através das redes sociais . O teste parece simples, principalmente pelo raciocínio e levando em consideração que existem apenas 3 locais onde o felino pode ser encontrado. Mas, de acordo com a Popular Mechanics , apenas 36% das pessoas conseguiram resolver essa questão criada pelo matemático e economista Presh Talwalkar, fundador do blog Mind Your Decisions e também autor de alguns livros sobre lógica e raciocínio.

Segundo o matemático e economista americano Presh Talwalkarel, autor deste exercício de raciocínio com um gato e três chapéus, apenas 36% das pessoas conseguem resolvê-lo.

O enigma afirma que existem três chapéus e cada um deles é acompanhado por uma frase:

Chapéu 1: o gato está neste chapéu.
Chapéu 2: o gato não está neste chapéu.
Chapéu 3: o gato não está no chapéu 1.

Apenas uma dessas frases é verdadeira e o felino pode estar em qualquer um dos chapéus. Além disso, as opções de resposta são oferecidas:

  • Chapéu 1.
  • Chapéu 2.
  • Chapéu 3.
  • Nenhum dos chapéus.
  • Não há informações suficientes.

O matemático explicou o quebra-cabeça em um vídeo postado em seu canal Mind Your Decisions e detalhou como chegar à resposta correta.

Primeiro, é necessário analisar cada frase, inicialmente assumindo que o gato está de fato em cada chapéu, e depois ver se essa afirmação pode ser aplicada a este caso. Também deve ser lembrado que apenas uma das afirmações não é falsa: se duas fossem verdadeiras, então a hipótese não é correta.

Talwalkarel revela que o gato está no segundo chapéu e explica. Se o gato estiver no chapéu 2, a afirmação “o gato não está neste chapéu” será falsa, assim como a afirmação de que está no primeiro. Portanto, a única frase verdadeira é aquela que diz “o gato não está no chapéu 1”.

Os testes psicológicos, os desafios visuais e a resolução de um enigma têm sido os favoritos dos internautas nas atividades dos últimos meses.

Porém, vários deles encontraram algumas dificuldades na hora de resolvê-los, além do fato de que em muitos casos é uma questão de lógica.


RESPOSTA DE UM CURTIDOR

Chapéu 2

Fácil, então:

Se o sinal do chapéu 1 for verdadeiro, então o gato estaria lá, mas apenas um sinal diz a verdade e haveria uma contradição com o que diz o sinal do chapéu 2. Portanto, o gato não está no chapéu 1.
Se o o gato estava no chapéu 3, porque o pôster do dito chapéu estaria dizendo a verdade por que diz que o gato não está no chapéu 1, e os outros pôsteres deveriam mentir. Portanto, haveria uma contradição com o que diz o pôster no chapéu 2. Portanto, o gato não está no chapéu 3.
Se o gato estivesse no chapéu 2, este pôster estaria mentindo. O pôster do chapéu 1 também estaria mentindo e o pôster do chapéu 3 diria a verdade.

Tudo está de acordo com as regras. Estou 36%, ahh, e não vi o vídeo.