Início Bem estar Alongamento: conheça os principais benefícios para a saúde

Alongamento: conheça os principais benefícios para a saúde

421
0

Saiba um pouco mais dos benefícios do alongamento para a saúde

Ter o hábito de realizar alongamentos musculares é fundamental para manter uma boa qualidade de vida, pois melhora a aptidão física, promove o bem-estar e a saúde. O alongamento é um tipo de exercício físico que proporciona mais agilidade, elasticidade e uma melhora na amplitude do movimento muscular.

Seus principais benefícios são:

Melhora a flexibilidade, permitindo movimentos mais soltos e leves e beneficia a aptidão física;

Relaxa o corpo e a mente, aliviando o estresse;

Diminui a tensão muscular responsável pelas dores nas costas, no pescoço e até dores de cabeça;

Melhora a postura;

Aumenta a consciência corporal, melhorando a execução de movimentos finos;

Previne tendinites e lesões causadas por esforço repetitivo;

Previne lesões esportivas e dores musculares pós atividade física;

Aquece a musculatura para a realização de atividades físicas;

Melhora a circulação sanguínea;

Aquece a musculatura para a realização de atividades físicas;

Ajuda no tratamento de dores na coluna (lombalgia e cervicalgia).

Quando Realizar: Antes, depois do exercício físico ou nesses dois momentos?

O treinamento para se obter flexibilidade permanece sendo um tema que envolve alguns mitos e suas questões não foram 100% esclarecidas. Especialmente quando se fala de desempenho e prevenção de lesão.

É essencial que o seu programa de treinamento seja prescrito com o objetivo de evitar exercícios de alongamentos antes de atividades que requerem força e um alto grau de estabilidade das articulações como os exercícios de impacto, pois os alongamentos relaxam os músculos e diminuem a estabilidade articular, limitando o desempenho do sistema nervoso. O que pode e deve ser realizado antes dos treinos é elevar a temperatura corporal através de um aquecimento para lubrificar as articulações do corpo, acelerar os batimentos cardíacos para um treino mais seguro.

A dica para quem deseja usufruir de todos os benefícios proporcionados pelo alongamento muscular é praticar yoga e pilates. Estas atividades usam técnicas que exigem e desenvolvem uma boa elasticidade do corpo.

Desta forma, alongamentos intensos podem inclusive aumentar a probabilidade de lesões, tanto aqueles realizados antes ou quando aqueles realizados depois dos treinos. Podendo diminuir o desempenho. O fato é que qualquer programa de exercícios, independentemente de seus objetivos ou modalidade, deve abranger o alongamento.

Fonte: hammeracademia