Início Bem estar 7 dicas para evitar ter que cozinhar todos os dias

7 dicas para evitar ter que cozinhar todos os dias

623
0

As dicas servem apenas para descongelar e comer ou para ter os alimentos prontos e prepará-los de forma muito mais cómoda e rápida

Dicas para evitar ter que cozinhar todos os dias

Com tantas coisas para fazer no dia a dia, parar algumas horas para preparar a comida, do zero, parece uma perda de tempo. Para resolver esse problema, a solução é ter tudo pronto ou quase pronto de antemão. Assim, mesmo quando você tiver que preparar a comida, isso será feito de forma muito prática e rápida.

Reserve um dia da semana para organizar o cardápio

Escolha o dia da semana em que tem alguns horários livres. É nesse dia que vais organizar a ementa dos próximos dias, deixando tudo semi-pronto para não teres emprego nos próximos dias. O tempo que você passa na cozinha preparando tudo vai depender do tipo de comida e da quantidade que você está preparando.

Lave e corte saladas cruas

Se você gosta de comer verduras frescas, beterrabas e cenouras raladas, pepinos fatiados e outros vegetais crus, prepare com antecedência. Lave muito bem os legumes e corte-os da forma como os ingere, seja puxando as folhas, ralando ou cortando os restantes legumes. Não tempere, apenas armazene cada tipo em potes ou sacos bem fechados e deixe-os na geladeira. Então, quando se trata de comer, basta temperar.

Lave, escalde e corte os vegetais cozidos

Os vegetais que são consumidos cozidos, como brócolis, couve-flor e feijão verde, são primeiro lavados, depois cortados em pedaços menores e fervidos por 3 minutos em água fervente. Em seguida, escorra, coloque em um prato com gelo para interromper o cozimento e congele em porções para cada receita onde costuma usá-los.

Corte e separe a carne

Se você comer carne, compre a quantidade e variedade que vai comer na semana e pense mais ou menos em como vai prepará-la. Por exemplo, você separa a carne picada em porções para cada receita, o que dá cerca de 250 gramas para um molho que serve de 3 a 4 pessoas.

Essa carne pode ser utilizada em macarrão, lasanha, nhoque ou em um simples refogado para acompanhar arroz, batata ou frango. O mesmo conselho vale para cortar carne moída para outros pratos, como estrogonofe .

Separe também os filetes inteiros. Aliás, outra dica: para os bifes, nunca os congele em contato direto um com o outro. Mesmo que você vá colocá-los em sacos ou potes, separe-os com folhas de plástico ou folhas entre eles para que você possa facilmente descartar apenas a quantidade que vai consumir.

Se permanecerem em contato direto, só sairão quando já estiverem descongelados, não é bom descongelar algo e congelar novamente devido ao risco de contaminação por bactérias do meio ambiente.

Deixe a carne cozida pronta

Se você gosta de carne de panela, deixe o prato pronto, em maior quantidade, e separe em porções individuais para congelar. Você pode fazer o mesmo com as almôndegas, com ou sem molho. Desta forma, será muito mais fácil decidir como será a comida, pois poderá servir com vários pratos e já estarão cozidas.

Cozinhe o feijão

Arroz, feijão, lentilha, grão de bico, tudo isso pode ser cozido apenas com o tempero básico, e sem deixar muito mole, para escorrer e congelar as porções, depois. Na verdade, o feijão já pode estar totalmente preparado, se preferir. Assim, dificilmente você terá que descongelar a quantidade de porções que será consumida no dia. As lentilhas e o grão de bico, como podem ser preparados de diferentes formas, pode deixá-los para complementar o tempero de acordo com o prato que vai preparar para o dia.

Lasanha e bolos

Os pratos assados ​​são deliciosos e muito práticos. Você pode fazer lasanhas ou bolos salgados e congelá-los inteiros, no forno ou naqueles recipientes de metal que podem ir para o forno e ocupar menos espaço no congelador. No dia em que você comer, você dificilmente terá que assar e saborear a comida.