Início Comportamento 7 erros ao dar ordens as crianças

7 erros ao dar ordens as crianças

807
0

A maioria dos pais hoje ainda se lembra da criação dos filhos da “maneira antiga” que recebiam quando eram pequenos. Mas hoje há muitas crianças que se rebelam e, desde a infância, não gostam de seguir as ordens dos pais. Seus filhos agem assim? Você pode estar cometendo esses erros, que verá a seguir.

1. Peça, em vez de instruir seu filho a fazer uma tarefa

Pode parecer contra-intuitivo aqui, porque em vez de perguntar “você pode” fazer uma coisa dessas, você deve simplesmente dizer o que tem que fazer. Isso não significa dizer de forma autoritária e agressiva, mas dizer “faça isso, por favor”. As crianças precisam ser educadas sobre o que fazer, de forma clara e direta. 

2. Está deixando a criança escolher livremente

Quando não se trata de tarefas que seu filho deveria fazer, mas de coisas que ele pode escolher fazer, ajude-o a tomar decisões mais rápido. Em vez de perguntar “que blusa você quer usar?”, Pergunte “você quer usar a blusa verde ou azul?” Será mais fácil para ele e para você.

3. Não está fazendo contato visual

Quando precisar que seu filho ouça o que você tem a dizer, sempre olhe nos olhos dele. Este contato é muito importante para manter a atenção da criança no que ela precisa ouvir e fazer. Fique na altura da criança e fale com ela olhando-a nos olhos: “arrume seu quarto, por favor”.

 4. Ameaça e não cumpre

Aqui estão as ameaças no sentido de dizer que você vai fazer algo e não cumprir. Se você disser ao seu filho que se ele não cumprir uma tarefa, ele não poderá comer a sobremesa, ele deixará de acreditar em você e não verá nenhum motivo para obedecer quando você fizer outra promessa, pois como ele já fez, ele sabe que você é não vai mantê-lo.

 5. Você grita e ameaça com punição severa

Se você foi criado com base em gritos e ameaças de palmadas, provavelmente reagirá dessa forma a seu filho, quase como um instinto. No entanto, isso não significa que seu filho obedecerá ou que o fará porque o respeita ou sabe que tem uma tarefa a cumprir. Quando você grita e ameaça, a criança perde a atenção e sentimentos negativos começam a surgir em sua mente.

6. Não ensina ou explica o que fazer

Se você pedir a seu filho para fazer algo que ele nunca fez e ele não mostrar como fazer, ele provavelmente começará a fazer outra coisa e ignorará suas instruções. As crianças consideram tudo pelo seu valor nominal e geralmente só veem o óbvio. Portanto, seja claro e demonstre passo a passo o que precisa ser feito, da maneira mais simples possível.

7. Não está dando um motivo para obedecer

Você pode até pensar que seu filho tem que obedecer apenas por obedecer. Mas, se quer ter o seu respeito, admiração e colaboração, explique que ele faz parte desta família e que todos confiam nas suas tarefas para que tudo funcione. Faça com que seu filho se sinta importante em casa, dê-lhe coragem quando terminar as tarefas que você lhe incumbir, e ele lhe obedecerá de bom grado.

Esperamos que essas dicas te ajudem a melhorar sua relação com seus filhos!

Texto originalmente publicado em econsejos e adaptado pela equipe do blog Educadores.