Início Curiosidades 7 coisas que causam manchas escuras na pele e como reduzi-las

7 coisas que causam manchas escuras na pele e como reduzi-las

424
0

À medida que envelhecemos, notamos que a aparência da nossa pele muda. O envelhecimento celular, a saúde, os cuidados, o sol ou mesmo a alimentação têm muitos efeitos na nossa pele. Uma mudança que muitas pessoas notam imediatamente são as manchas escuras que aparecem em suas mãos. Você pode estar se perguntando o que é responsável por essas manchas escuras. Aqui estão 8 coisas que causam manchas escuras e, mais importante, como reduzi-las.

1 – Você tem mais chances de ter manchas escuras quando tem pele clara

Quando você é de pele clara, você não tem tanta melanina quanto uma pessoa de pele escura, então se você sair ao sol, é mais provável que você veja manchas da idade aparecerem em suas mãos, rosto e pele no geral.

2 – Você já teve queimaduras solares graves no passado

Antigamente, as meninas da praia passavam óleo na pele para pegar uma bela queimadura de sol que se transformava em bronzeado. No entanto, mal sabiam que isso levaria a manchas da idade na pele décadas depois. Se você teve queimaduras solares graves no passado, é mais provável que desenvolva problemas de pele mais tarde na vida, incluindo manchas da idade ou problemas mais sérios.

3 – Deficiência de vitamina E

Manchas marrons aparecem cada vez mais com a idade. De acordo com estudos , a vitamina E pode ajudar a reduzi-los. Ainda não há muitas evidências em humanos, mas as deficiências de vitamina E em ratos de laboratório causaram alterações na pele. Portanto, caso a deficiência de vitamina E leve a manchas escuras, tente obter vitamina E suficiente em sua dieta. 

4 – Você tem mais de cinquenta

Após cinquenta anos, você percebe sinais de deterioração e descoloração em sua pele. O dano poderia ter acontecido anos atrás, mas pode não aparecer até depois de uma certa idade. Após os 50 anos, seu corpo não produz mais colágeno como quando você era mais jovem. Essa proteína é o que fazem sua pele parecer mais volumosa, suave e saudável.

5 – A genética pode aumentar o risco de ter manchas escuras

Você pode estar predisposto a ter manchas escuras se seus pais ou avós as tiverem. Isso pode ser devido ao seu tom de pele e tendências hereditárias. Você não pode mudar a genética de sua família, mas existem algumas precauções que você pode tomar para evitar manchas marrons.

6 – Você passa muito tempo no sol

Se você passa muito tempo ao sol, aumenta suas chances de obter manchas escuras, especialmente à medida que envelhece. A luz ultravioleta acelera a produção de melanina do seu corpo. Após anos de exposição à luz solar, a melanina cria manchas escuras.

7 – Manchas marrons podem aparecer se você usar uma cabine de bronzeamento

Camas de bronzeamento, como o sol, podem danificar a pele. Muitas pessoas usam essas cabines para parecer bronzeadas. O que eles não percebem é que isso está danificando sua pele. As cabines de bronzeamento usam lâmpadas UV que causam manchas escuras, assim como os raios do sol.

Como reduzir manchas escuras na pele?

1 – Laser e luz intensa pulsada

Seu dermatologista pode usar terapia de luz a laser para destruir as células de melanina sem danificar sua pele. Às vezes, são necessárias várias sessões para que as manchas marrons desapareçam completamente.

2 – Produtos para clarear a pele de venda livre

Você pode comprar cremes e loções para clarear suas manchas escuras. Você pode não notar a descoloração por várias semanas ou meses. No entanto, alguns produtos para clarear a pele podem conter altos níveis de mercúrio. O mercúrio danifica os rins e os nervos. Evite usar esses ingredientes para clarear a pele.

3 – Vitamina C

A vitamina C pode desbotar a hiperpigmentação como manchas escuras.

Texto originalmente publicado em sain-et-naturel e adaptado pela equipe do blog Educadores.