Início Comportamento 6 razões pelas quais você não deve repreender seu filho em público

6 razões pelas quais você não deve repreender seu filho em público

1252
0

Para as crianças, o relacionamento com os pais afeta suas necessidades biológicas, emocionais e sociais , que serão cruciais para seu desenvolvimento, além de consequentemente afetar  seus relacionamentos futuros, na vida adulta.

Entre a exaustão e as frustrações do dia a dia, muitas vezes reagimos de formas que podem ser prejudiciais para eles. Hoje vamos mostrar 6 razões pelas quais você deve prestar mais atenção na hora de repreender seu filho em público.

1. Afeta sua auto-estima

Que adulto gosta de ser repreendido ou corrigido pelo chefe na frente de todos? Então agora você imagine como deve se sentir uma criança, que nem sabe direito como administrar emoções. Os pequenos ainda estão construindo autoestima, portanto deve se ter cuidado nessas horas.

2. Pode ser naturalizado e repetido

Em muitos casos, as crianças que praticam bullying na escola estão repetindo situações que vivenciam em casa ou que consideram naturais. Isso é muito perigoso!

Um dos fatores determinantes para a personalidade futura das crianças é justamente o bullying em casa.  Fortes repreensões feitas a outras pessoas podem ter consequências.

3. Além de prejudicial, é ineficiente

Existem muitas maneiras de disciplinar e ensinar às crianças o que é certo, e algumas delas são mais eficazes e gentis a longo prazo. Além de dar o exemplo para evitar que eles repitam maus padrões inconscientemente, é sempre melhor optar por métodos nos quais eles possam entender o que fizeram de errado e mudar seu comportamento. 

4. Influencia a confiança deles em você

O que você pensaria de um amigo que, na frente de todos, tivesse uma atitude ofensiva em relação a você, em vez de tentar falar com você em particular? Se esses episódios se repetirem, o mais provável é que você deixe de confiar nele . O mesmo ocorre na infância, fase em que a confiança nas figuras de apego é decisiva para criar um ambiente seguro para elas.

5. Expõe sua privacidade

Assim como ninguém gosta de expor suas ansiedades, deficiências e falhas, ao criticar ou repreender seu filho em público você expõe a privacidade dele, quando provavelmente não quer que outras pessoas saibam disso. Todos nós temos o direito de preservar nossa parcela de privacidade , mesmo os menores, mesmo que tenham cometido um erro. Estar errado não é motivo de exposição ou humilhação.

6. Outras crianças podem repetir

Se repreender seu filho em público é ruim, fazê-lo na frente dos amigos dele é ainda pior , pois é seu círculo de iguais e eles poderiam, além de rir ou zombar dele, repetir esse mesmo padrão, tomando isso como uma motivo de piadas.

Lembre-se de que você pode incutir disciplina nas crianças sem criar dificuldades ou violá-las!