Início Destaque 5 razões porque seus filhos devem ajudar em casa

5 razões porque seus filhos devem ajudar em casa

1177
0

As tarefas domésticas que meninos e meninas costumam fazer em casa, como pôr a mesa ou arrumar o quarto, promovem neles valores importantes como responsabilidade, esforço e independência.

Hoje vamos falar sobre as razões para as crianças ajudarem nas tarefas domésticas.

AUTOESTIMA .

Colaborar nas tarefas domésticas favorece a autonomia pessoal dos filhos e une as famílias. No desenvolvimento dos filhos, essa autonomia deve ocorrer progressivamente, fazendo com que os pequenos cresçam a partir da segurança, autonomia, iniciativa e decisão.

INDEPENDÊNCIA

Meninos e meninas adoram ajudar e se sentem orgulhosos e satisfeitos em fazer as mesmas coisas que seus pais fazem. Fomentar este sentido de independência em meninos e meninas os ajudará a melhorar sua responsabilidade e a desenvolver habilidades que serão muito úteis em um futuro.

CONVENCÊNCIA

A vida familiar é muito mais positiva naqueles lares onde meninos e meninas ajudam nas tarefas domésticas. As tarefas devem ser atribuídas com base na disponibilidade e idade, mas todos devem participar sem ter que ser recompensado por fazê-lo. Também é importante que, principalmente com os pequenos, fazer as tarefas de casa se torne uma atividade divertida e lúdica.

HABILIDADES SOCIAIS

Ajudar em casa desenvolve um grande número de habilidades em meninos e meninas. Manter o quarto arrumado, fazer a cama todos os dias ou ajudar a pôr a mesa, ensina-lhes habilidades essenciais na vida, como organizar seu próprio tempo, estabelecer prioridades, ou estabelecer rotinas.

MELHORAR O DESEMPENHO ESCOLAR

Foi demonstrado que essas crianças, que participam das tarefas domésticas, melhoram sua organização, assumem maiores responsabilidades e isso se reflete em seu desempenho escolar. Meninos e meninas conseguem organizar melhor suas tarefas escolares e desenvolver melhor seu raciocínio lógico matemático.

Se seus filhos nunca te ajudaram em casa, é hora de mudar essa situação. Converse com eles e explique-lhes que os filhos também devem cooperar com as tarefas domésticas. A criança pode começar fazendo as tarefas que lhe parecerem melhores e aos poucos vai ajudando em outras. 

Lembre-se que existem atividades específicas para cada idade.
Outro fator elementar é que os pais devem ser o exemplo. Se seu filho vê que seus pais são pessoas limpas e organizadas, ele vai querer ser como eles.

Texto originalmente publicado em imageneseducativas e adaptado pela equipe do blog Educadores.