Início Comportamento 5 hábitos japoneses que todas as culturas do mundo deviam seguir

5 hábitos japoneses que todas as culturas do mundo deviam seguir

1491
0
Old Japanese lady in traditional clothing portrait smiling and doing peace sign in a historical reenactment at Toei studios in Kyoto.

Podemos aprender muito com a cultura japonesa

O Japão é um país incrível e a cultura japonesa carrega costumes que mostram uma maneira diferente de viver que levam a longevidade e proporciona harmonia entre as pessoas. Obviamente, não existe um país ou uma cultura perfeita, porém, alguma atitudes diárias dos japoneses  servem como grandes exemplos para todo o mundo.

Confira alguns destes hábitos:

1. Sempre tirar os calçados ao entrar em casa

Os japoneses jamais permanecem com os calçados quando chegam em casa, pois é uma maneira de evitar levar sujeira e contaminação das ruas para o lar. Além disso, este hábito ajuda a manter a casa limpa. Eles ficam de meias, sapatilhas ou suripas.

Inclusive, este hábito se estende para escolas, hospitais, fábricas de alimentos, entre outros locais.

2. Agradecer antes e depois das refeições

O povo japonês possui o hábito de dizer “Itadakimasu” (いただきます), antes de começar a comer, como uma forma de agradecer a todos aqueles que direta e indiretamente colaboraram para que aquela refeição pudesse estar à mesa. Ao encerrar a refeição, eles dizem a frase “Gochisōsama deshita” (ごちそうさまでした), que ao ser traduzida pode ser entendida como “Obrigado por esta refeição”.

3. Usar máscaras hospitalares

Os japoneses possuem o costume de utilizar máscaras hospitalares no dia a dia devido a alergias, viroses, resfriados, doenças ou até por moda. Inclusive, no Japão, existem máscaras personalizadas para completar o visual. Além disso, o uso das máscaras protege o contágio e a proliferação de doenças.

4. Fazer ginástica antes de iniciar o trabalho

Os japoneses possuem o costume de realizar ginástica matinal coreografada antes de iniciar o trabalho. É como uma espécie de aquecimento para o corpo iniciar bem o dia.

5. Se preocupam com a limpeza e são muito educados

Os Japoneses se preocupam muito em manter as ruas e os locais limpos, por isso costumam levar o seu lixo para casa. Não há lixeiras nas ruas. Inclusive, no Japão não existem garis, pois são os próprios moradores que limpas as ruas.  Além disso, seja no lugar que for, nas escolas ou nas empresas, são os próprios alunos e funcionários que limpam os locais. Cada um faz a sua parte e contribui de alguma forma.

Os japoneses possuem hábitos incríveis que deveria ser copiado no mundo inteiro. Eles aparentam ser um povo realmente evoluído.