Início Educação 3 atividades para trabalhar a inteligência emocional dos seus filhos

3 atividades para trabalhar a inteligência emocional dos seus filhos

185
0

Conheça algumas atividades para trabalhar as emoções do seu filho

Muitos pais se importam bastante em o filho saber ler, escrever, resolver problemas matemáticos, etc… Mas como fica a administração das emoções e dos sentimentos? As crianças também precisam aprender a entender e controlar os estados de espírito, adquirindo valores como respeito, empatia, etc. Por isso que preparamos este artigo, que descreve inúmeras atividades para trabalhar as emoções em família.

A inteligência emocional das crianças deve ser incentivada desde cedo. Isso é fundamental para que ela consiga se desenvolver com sucesso na esfera pessoal e profissional.

“Pessoas com habilidades emocionais bem desenvolvidas têm mais chances de serem eficazes em suas vidas, dominando os hábitos mentais que promovem sua própria produtividade. Pessoas que não conseguem controlar sua vida emocional têm lutas internas que sabotam sua capacidade de trabalhar com atenção e uma mente limpa.”

-Daniel Goleman-

3 atividades para trabalhar a inteligência emocional dos seus filhos:

Dicionário emocional

O The Emotionary é um livro super interessante para trabalhar a inteligência emocional das crianças. É um dicionário que ajuda a definir, de maneira simples, ilustrativa e original, os quarenta e dois estados emocionais mais habituais do ser humano.

Além do mais, a editora Palabras Aladas oferece aos usuários um conjunto de arquivos com atividades para trabalhar com foco em cada uma das emoções descritas. Dessa maneira, com o auxílio dos pais, os filhos podem compreender facilmente a identificar seus sentimentos e humores.

“Educar a mente sem educar o coração não é educar de forma alguma.”

– Aristóteles-

Assistir filmes em família

Fazer planos de lazer em família, como, por exemplo, assistir um filme, oferece muitos benefícios para fortalecer os laços afetivos entre pais e filhos. Além disso, se os pais souberem escolher o filme certo, onde os protagonistas vivenciam emoções diferentes, esse momento pode se tornar perfeito para trabalhar a inteligência intrapessoal e interpessoal de maneira lúdica e didática.

Confira alguns filmes infantis perfeitos para esta atividade:

  • Divertidamente;
  • Cada Um na Sua Casa;
  • Frozen: O Reino do Gelo;
  • WALL-E;
  • Meu Amigo Totoro.

Porém, essa atividade não deve ser apenas assistir ao filme, mas sim, quando o  filme acabar, os pais devem ter uma conversa profunda com seus filhos, refletindo sobre os ensinamentos que a história transmite e identificando as emoções e sentimentos pelos quais os personagens passam.

“Quando os pais realmente gostam da companhia de seus filhos, eles se tornam os melhores professores que as crianças podem ter.”

-Glenn Doman-

Máscaras emocionais

Para fazer esta atividade, os pais precisam primeiro esclarecer aos filhos quais são as cinco emoções básicas:

  • Alegria;
  • Tristeza;
  • Raiva;
  • Medo;
  • Surpresa.

Depois, as crianças precisam desenhar os rostos de cada uma dessas emoções.  Após isso, devem colori-los, recortá-los e colá-los sobre um cartaz, formando cinco máscaras. Atrás de cada máscara, as crianças devem escrever com o auxílio dos pais:

As atitudes/ações que normalmente elas têm quando vivenciam a emoção em questão;

Os diversos sentimentos e pensamentos que acompanham esses comportamentos.

Depois cada membro da família deve falar sobre uma situação real em que se sentiu feliz, triste, com raiva, com medo e surpreso. Desta forma, as crianças conseguem compreender melhor os diferentes estados emocionais, aprendendo a identificá-los e normalizá-los.

Fonte: eresmama