Início Comportamento Características e comportamentos de pessoas honestas

Características e comportamentos de pessoas honestas

294
0

Frequentemente, costuma-se dizer que todo mundo venera e defende a verdade, mas no momento em que alguém se atreve a ser honesto, sempre acaba sendo apontado e criticado, não é? Pois é,  não é fácil manter a coerencia num mundo de julgamentos.

Por isso é importante identificar as pessoas honestas e compreender que, quando nos dizem algo que não é do nosso agrado, elas estão exercendo a honestidade. Estão lhe dizendo o que realmente pensam, o que é um sinal de respeito ao próximo. Sendo assim, poderemos ouví-los com maior discernimento, entendendo que mesmo que não concordemos, sabemos que é a opinião daquela pessoa.

“A honestidade é um presente muito caro, não a espere de gente barata”.
-Warren Buffett-

OBSERVE, ESCUTE, CONECTA-SE

Essa observação é necessária para saber reconhecer uma pessoa honesta. A Universidade Julius-Maximilians de Würzburg, na Alemanha, realizou um estudo que descobriu que as pessoas honestas costumam poupar tempo em muitas de suas conversas. Elas deixam claras as diferenças com assertividade e respeito.

Com isso, elas não dão nem esperam justificativas. Não mente, nem toleram mentiras – e isso é um ponto importante, pois Segundo o estudo, ser sincero, não fazer uso da mentira e sempre ser verdadeiro consigo mesmo e com aquilo que se diz e se faz gera um maior bem-estar.

VALORIZAM RELAÇÕES

Pessoas honestam valorizam os relacionamentos de maneira completa. Elas sabem a importancia que é construir relações a base da confiança.

Algo assim, sem dúvida, faz com que nem sempre contem com um grande número de amizades. Isso por que, infelizmente, hoje as pessoas consideram “amigos” quem está apenas por perto, e não quem realmente o valoriza e é honesto. Mas embora contem com poucas amizades, elas são, com certeza, as mais sinceras e genuínas.

Texto originalmente publicado em amenteemaravilhosa e adaptado pela equipe do blog Educadores.