Início Ciência 3 atividades essenciais gratuitas que melhoram a saúde do cérebro

3 atividades essenciais gratuitas que melhoram a saúde do cérebro

525
0

Você sabia que existem algumas atividades que podemos fazer e que melhoram a saúde do nosso cérebro? E não, não são atividades que nos custam caro! São atividades simples que nos ajudam muito. Confira:

1. Atividade física

 O exercício regular tem efeitos impressionantes sobre a função cerebral. É bem sabido que pessoas que praticam atividades físicas moderadas por pelo menos 20-30 minutos por dia têm melhores habilidades cognitivas, como atenção, memória e função corporal.

Além disso, as pessoas em boa forma física apresentam menos inchaço cerebral, o que promove uma melhor neuroplasticidade. Também há evidências de que o exercício regular reduz significativamente o risco de demência. 

2. Atividade social e compromisso

Somos criaturas inerentemente sociais, e passar tempo com outras pessoas nos ajuda a nos sentirmos conectados a outras pessoas e também reduz o estresse. 

Ter uma rede social maior e sentir-se mais apoiado socialmente ajuda o cérebro a funcionar melhor!

3. Atividade mental e intelectual

 A estimulação mental pode ser alcançada de várias maneiras; alguns exemplos incluem ler livros de literatura , fazer palavras cruzadas, tocar um instrumento musical e fazer alguma tarefa complicada para colocar nosso cérebro para trabalhar em outro nível. 

Aumentar sua “dose” diária de atividade mental pode ser uma excelente ideia; as pessoas mais ativas intelectualmente tendem a ter a melhor saúde cerebral .

Texto originalmente publicado em menteasombrosa e adaptado pela equipe do blog Educadores.