Início Comportamento Você fala sozinho? Descubra 7 vantagens para quem vive pensando em voz...

Você fala sozinho? Descubra 7 vantagens para quem vive pensando em voz alta

1113
0

Você já deve ter falado sozinho em algum momento, não é?  O ato de conversar consigo, pensar em voz alta, é tão natural quanto andar para frente. Mas será que isso reflete alguma característica de nossa personalidade? 

Falar sozinho tem um antigo nome: solilóquio. Aliás, no passado, esse hábito era tratado como algo que beirava à loucura ou, até mesmo, esquizofrenia. Mas com o tempo ficou provado que conversar indica uma capacidade muito grande da pessoa se expressar, inventar, criar e se autoconhecer melhor.

Lembra quando você era criança e inventava suas próprias brincadeiras, seu próprio mundo? As crianças falam muito sozinhas brincando de faz-de-conta! Segundo Segundo a psicóloga Mariana Massari, falar sozinho é uma estratégia usada desde a infância para a criança conseguir elaborar seus pensamentos em palavras, e essa estratégia  mudada conforme o nosso amadurecimento, tornando-se interna. Ou seja: crescemos e conversamos com nós mesmos!

Vamos ver os benefícios, afinal, desse hábito de falar sozinho?

1 – Melhora a memória: Quando você fala sozinho, em voz alta, por exemplo, melhora a sua capacidade de memorização, pode te deixar mais esperto e até auxiliar na concentração. A prática ajuda nas funções cognitivas e excita o cérebro.

2 – Melhora auto-estima: Nada como se olhar no espelho e se elogiar, não é mesmo? É gratificante e motivador também! Experimente fazer isso e verá uma melhora na sua autoestima.

3 – Motiva: Você se aconselhar e conversar com você mesmo pode te ajudar a alcançar uma compreensão maior e chegar ao seu objetivo.

4 – Funciona como um preparo: Falar sozinho antes de uma reunião, ou apresentação, vai te proporcionar segurança e confiança com o que deve ser feito. É um ensaio para o que está por vir.

5 – Clareia as ideias: Quando falamos as nossas coisas em voz alta, a impressão é que o que queremos passar ficam mais claras e objetivas, facilitando as nossas decisões e evitando os nossos conflitos internos.

6 – Não há pudor: Para conversar consigo mesmo não existe censura, você não tem medo de ser criticado ou punido pelos seus pensamentos.

7 – Relaxa: Seja em voz alta ou em pensamento, falar sozinho é quase um relaxamento. É uma necessidade do ser humano conversar, estar a par das ideias.

Texto originalmente publicado em conquistesuavida e adaptado pela equipe do blog Educadores.