Início Ciência Você conhece as formigas-pote-de-mel?

Você conhece as formigas-pote-de-mel?

582
0

A natureza é surpreendente, e disso nós sabemos. Mas parece que sempre há alguma nova surpresa que desconhecemos. Hoje viemos falar um pouco sobre um tipo de formiga que muitos desconhecem e nunca viram ou notaram: a formiga pote-de-mel. Você já ouviu falar?

Formigas-pote-de-mel também são chamadas “formigas de mel”. São chamadas assim pois possuem trabalhadoras que são especializadas em ingerir comida a ponto do seu “abdômen” inchar totalmente. A partir desse inchaço, outras formigas extraem delas sua nutrição, como se elas fossem um reservatório nutritivo para as demais. Não é interessante?

Essa espécie inclue os gêneros Myrmecocystus e Camponotus. E elas foram documentadas pela primeira vez  em 1881 por Henry C. McCook. As As formigas escolhidas para reservatórios são aquelas mais corpulentas, que tem maior capacidade de dilatar seu abdômen, armazenando grande quantidade de nutrientes. Quando estão muito cheias acabam com pouca mobilidade e permanecem a maior parte do tempo imóveis no “teto” do formigueiro, servindo seus nutrientes às suas companheiras trabalhadoras em épocas de escassez de alimento.

Após o período de seca, então, elas retornam ao tamanho normal e voltam a viver normalmente. As regiões onde a espécie é mais encontrada são África, América do Norte e Austrália.

É comum algumas espécies de insetos que coletam e armazenam líquido para uso posterior. Mas as formigas-pote-de-mel são únicas a fazer isso em corpo vivo! Quando o alimento armazena é utilizado, as formigas trabalhadoras que vão se alimentam acariciam as antenas da formiga armazenadora e essa vai liberando o líquido da sua cultura.

A natureza é realmente surpreendente.

Fontes: wikipedia; mundoanimalevidaselvagem; oarquivo