Início Curiosidades Vinca – planta medicinal, anti-cancerígena, diurética, cicatrizante e hipoglicemiante.

Vinca – planta medicinal, anti-cancerígena, diurética, cicatrizante e hipoglicemiante.

7956
0

Conheça essa planta muito boa para a saúde: Vinca

A planta Vinca (Catharanthus roseus) originária de Madagascar é muito boa para saúde e pode ser encontrada em quase todo Brasil.

Também conhecida como boa noite, vinca-de-gato e maria-sem-vergonha, ela é usada na medicina popular, e muitos povos cultivam essa planta.

Vinca:
A vinca floresce o ano todo e chega a medir de 40 cm a 80 cm de altura, ela é bem resistente a seca e ao calor e exige pouco do solo.

Suas folhas são ovaladas e têm flores de várias cores como roxas, vermelhas, amarelas, azuis e brancas. Ela cresce rápido e o plantio é por sementes ou mudas.

Suas propriedades:

É uma planta medicinal, anti-cancerígena, diurética, cicatrizante e hipoglicemiante. Em forma de chá é usada para controlar a diabetes, pressão, controle de hemorragias e cicatrização. Também e muito usada na Índia macerada e aplicada em picadas de vespas.

Vinca é muito utilizada na produção de vários medicamentos, é encontrada na vinca a vindesina e a vincristina que ajudam a tratar alguns tipos de cânceres como leucemia juvenil.

Quem toma o chá de vinca deve ter cuidado pois é uma planta considerada alucinógena.

Onde encontramos?

É encontrada decorando praças, jardins e canteiros. Comum nos quintais e tendo fama de venenosa só ultimamente a vinca está sendo conhecida medicinalmente.

A seiva da Vinca é extremamente tóxica, deve-se evitar seu contato direto com a pele e com olhos.

Sua reprodução é feita por sementes ou mudas.

Mas atenção deve ser ingerida com cautela pois em doses altas podem prejudicar a sua saúde, e não dispensa a avaliação médica.