Início Bem estar Vendedor brasileiro é o penúltimo em ranking de simpatia, segundo pesquisa

Vendedor brasileiro é o penúltimo em ranking de simpatia, segundo pesquisa

1087
0

PESQUISA: Vendedor brasileiro é o penúltimo em ranking de simpatia

No País, 29% dos clientes encontram atendentes mal humorados

O mau humor dos empresários brasileiros parece já ter atingido os vendedores pelo País. Uma pesquisa realizada pela Shopper Experience apontou que 79% dos consumidores receberam um sorriso ao entrar em uma loja; índice na Irlanda, no topo da lista, chega a 97%.

O levantamento, feito em parceria com sueca Better Business World Wide, revelou os países onde os vendedores melhor recebem os clientes. Segundo o estudo, o Brasil ficou em penúltimo lugar entre as nações pesquisadas, à frente apenas do Japão, que teve uma marca de 74%.

Para avaliar a recepção do consumidor na loja, a pesquisa contou com opiniões de “clientes secretos”, que entraram no estabelecimento com o intuito, além de comprar, de avaliar o recebimento. No Brasil, 22 mil clientes participaram do levantamento.

“De dez clientes que entraram na loja, dois não foram recebidos com sorriso. Isso é grave. Parece um número pequeno, mas não, se a gente multiplicar isso, quantos entram, quantos clientes entram nas lojas por dia, é um número bastante preocupante”, afirmou Stella Susskind, coordenadora da pesquisa no Brasil. “Eu posso até comprar se eu estiver precisando muito, mas eu não voltaria mais por conta da má recepção”, disse o bancário Eduardo Bitencourt.

Além da simpatia, a pesquisa avaliou o índice de vendas adicionais conquistadas pelos vendedores. Mais uma vez o Brasil ficou perto da lanterna. Enquanto a média dos países foi de 52% de vendas adicionais, por aqui o número foi 37%, à frente apenas do Japão. O campeão neste quesito foi Honduras, onde 97% dos atendimentos geraram compras adicionais.

Recentemente tive meu aparelho de celular furtado e, para conservar meu número tive que recorrer a loja da operadora diversas vezes, fui mal atendida em todas as vezes e levei mais de oito dias para ter meu serviço normalizado. Não havia amabilidade nos vendedores da loja, nas diversas vezes que precisei usar os serviços. Tratei bem aos vendedores e não fui mal educada em nenhum momento e, notei que para todos os clientes a cara dos vendedores era a mesma, cara de descaso e sem sorriso ou simpatia.