Início Destaque Vacas pintadas para se parecerem com zebras atraem menos moscas picadoras, conclui...

Vacas pintadas para se parecerem com zebras atraem menos moscas picadoras, conclui estudo

214
0

As listras pretas e brancas das zebras exclusivas fornecem camuflagem de predadores e impedem moscas picadoras. Aparentemente, os insetos incômodos são confundidos pelas listras e não podem pousar.

Já as vacas estão constantemente batendo os pés e balançando suas caudas enquanto as moscas as picam. Embora os pesticidas sejam comumente pulverizados para ajudar a repelir as moscas picadoras, tem se descoberto que as listras podem ser uma forma mais ecológica.

Cientistas pecuários japoneses do Centro de Pesquisa Agrícola de Aichi queriam testar a ideia de incorporar listras semelhantes a zebras em vacas pretas para ver se as listras impediriam as moscas.

Seis vacas pretas japonesas fizeram parte do estudo e foram divididas em três grupos. O primeiro grupo foi pintado com substância branca não tóxica no mesmo padrão de listras largas das zebras. O segundo grupo foi pintado com finas listras pretas e o terceiro não foi pintado.

Os pesquisadores ficaram surpresos ao descobrir que as vacas com listras brancas foram mordidas 50% menos que as outras. Algumas pessoas se perguntaram se a tinta em si estava agindo como um impedimento, mas o estudo descobriu que as listras pretas pintadas não impediam os insetos tanto quanto as listras brancas.

“Os resultados do presente estudo sugerem que pintar listras pretas e brancas na superfície de animais domésticos, como o gado, fornece um método alternativo ao uso de pesticidas para defesa contra moscas que picam e também um método de controle de pragas benéfico ao meio ambiente e à saúde humana ”, afirmam os pesquisadores.

A pintura é uma solução não tóxica, barata e fácil, mas também eficaz. No entanto, a tinta atual usada durará apenas algumas semanas a alguns meses. “Portanto, no futuro, o desenvolvimento de técnicas mais eficazes para garantir a persistência de listras pretas e brancas no gado durante a estação da mosca picadora (3-4 meses) pode ser necessário para aplicar este método em locais de produção animal ”, Disseram os pesquisadores .

Texto originalmente publicado em blog.therainforestsite.greatergood e adaptado pela equipe