Início Destaque Uma reflexão que todas as pessoas que têm um cão deveriam ler

Uma reflexão que todas as pessoas que têm um cão deveriam ler

270
0

Ter um cachorro é mais do que ter um simples bichinho de pelúcia andando pela casa. Requer compromisso e responsabilidade. Além disso, exige uma certa condição financeira para poder cuidar do animal da melhor forma possível, dando a ele uma vida digna e feliz.

A relação entre o dono e o cão é algo que só quem é mesmo dono de cão consegue compreender. Os cães são nossos melhores amigos, fiéis por estarem conosco nos piores e melhores momentos, sem pedir nada em troca. E muitos questionam quando chamam os peludos de “filhos”. Acham errado, criticam, julgam… será que não falta um pouco de empatia e reflexão? Veja abaixo um texto interessante para todos aqueles que ainda não compreendem esse amor, e também para aqueles que já vivenciam ele no seu dia a dia.

Meu cachorro não é meu filho, mas eu sou a mãe dele

“Eu me canso de ouvir as pessoas dizerem ‘você trata seu cachorro como se fosse seu próprio filho’.

Eu sei que não é meu filho, mas eu quero sentir assim…

Meu cachorro nunca vai crescer, não vai sair de casa por raiva e não vai cuidar de mim quando eu crescer. Mas sempre precisará de mim para comer, beber água ou simplesmente dar um passeio.

Ele nunca vai ser um adolescente e eu não vou ouvir as frases típicas dessa idade, eu não vou ouvir eu te amo, obrigado ou eu preciso de você também.

Mas tudo estará implícito em seu olhar doce.

Ele não vai me julgar, não vai levar a mal minhas ideias, nem meu bom ou mau humor. Nada herdou de mim, mas ele sabe bem se estou feliz ou triste e sempre fica ao meu lado.

Vou ver meu cachorro crescer e envelhecer. É por isso que vou acompanhá-lo nessa etapa e estarei ao seu lado até o final.

Simplesmente, este será o caminho que nós dois percorreremos.

Meu cachorro é um animal, não uma pessoa, muito menos uma criança.

Mas o que é uma mãe?

Uma mãe é uma pessoa maravilhosa que se sacrifica por seus filhos. Uma mãe protege, educa e ama sem consideração.

É por isso que meu cachorro não é meu filho, mas eu sou a mãe dele.

Sou tudo o que tens, sou o teu horizonte e a tua pessoa de total confiança e dedicação.

Eu não sou seu dono. Para ele, sou parte de sua família, do que uma família pode ser para um cachorro. Sinto que há pessoas que não entendem. Eu sou seu TUDO!

Posso observar seu olhar através do qual ele me conta tudo. Graças a mim, ele leva uma vida saudável, plena e feliz.

A conexão com um animal é única e incondicional e nem todos podem vivenciar essa sensação maravilhosa.

Gostaria que aqueles que não me entendem e não entendem a importância de um animal para algumas pessoas, possam um dia ter um animal, só assim aprenderão e me entenderão.

Com certeza para nós, donos de animais, eles significam muito. Não há palavras para mensurar o amor que é possível surgir pelos bichinhos. Fazem parte da nossa família, são tudo pra nós.

Respeite os animais e aqueles que os amam.

Texto originalmente publicado em unmillondeideas e adaptado pela equipe do blog Educadores.