Início Comportamento Disciplina Japonesa: Dicas para seus filhos não serem preguiçosos

Disciplina Japonesa: Dicas para seus filhos não serem preguiçosos

350
0

Ninguém quer ciar filhos preguiçosos, certo? Isso é ruim para a harmonia do lar e também para eles mesmos quando atingirem a idade adulta. A preguiça impede a gente de chegar em muitos lugares. E é um motivo fútil para que não se vá atrás dos nossos objetivos.

No Japão, todos sabem, a disciplina é fundamental. As crianças japonesas são ensinadas desde cedo a ter responsabilidades e cumpri-las sem desculpas .

Por isso hoje vamos dar algumas dicas japonesas para que não crie filhos preguiçosos.

– Rotina e hábitos da disciplina japonesa 

Contempla a realização de tarefas em um cronograma e tempo estabelecido. As tarefas são selecionadas e atribuídas por seus pais . Por exemplo, as crianças japonesas são incentivadas a fazer  a cama , tirar o lixo, ajudar na limpeza da casa e um projeto de acordo com a idade , entre outras atividades diárias , no mesmo horário e com duração previamente estabelecida . As chaves para tornar o dever de casa um hábito para as crianças japonesas é consistência e responsabilidade .

– Explique por que a lição de casa é importante 

Os pais não apenas estabelecem tarefas e deveres para seus filhos , mas também explicam por que cumpri-los é importante e de grande valor . Por exemplo, varrer para manter a casa limpa e em ordem , tirar o lixo para evitar o acúmulo de lixo na casa e a chegada de insetos ou animais através do lixo orgânico , etc.

– Reconhecimento pontual 

Quando  as crianças japonesas cumprem suas tarefas e responsabilidades , os pais as reconhecem em tempo hábil , a fim de aumentar sua auto-estima e motivá-las a continuar cumprindo seus deveres e sendo disciplinadas .

– Ensinado pelo exemplo

Os pais japoneses sabem perfeitamente que a melhor maneira de ensinar seus filhos a serem responsáveis ​​e não preguiçosos é justamente através do exemplo . As crianças japonesas aprendem a serem disciplinadas e consistentes com o exemplo e orientação de seus pais .

– Evite comentários negativos 

Se uma determinada tarefa não for bem para eles , os pais os ensinam a realizá-la sem repreendê-los ou mostrar seus ” erros “. Isso poderia  desmotivá-los e afetar sua auto-estima . Longe da crença popular, a disciplina japonesa é baseada em muitos princípios de pais respeitosos .

– Tempo de qualidade entre pais e filhos 

Os pais japoneses sabem que é muito importante passar tempo com seus filhos para conseguir um vínculo forte e fomentar o vínculo de confiança familiar . Pai e mãe ensinam aos filhos as tarefas que eles fazem e ensinam como fazê-lo .

Texto originalmente publicado em librodeideas e adaptado pela equipe do blog Educadores.