Início Comportamento Uma pergunta de 1.000 anos foi finalmente resolvida pela inteligência artificial

Uma pergunta de 1.000 anos foi finalmente resolvida pela inteligência artificial

54
0

Você com certeza já ouviu a seguinte pergunta: “Quem veio primeiro, o ovo ou a galinha?” Bem, inicialmente parecia uma pergunta boba, mas hoje temos muito o que falar sobre ela.

Historicamente, cientistas, com suas testas franzidas, analisavam dados e registros fósseis, tentando decifrar esse enigma aviário. E a narrativa da evolução nos oferece uma perspectiva emocionante.

 evolução sugere que toda forma de vida tem uma linhagem ancestral, voltando a um ancestral comum compartilhado. Seguindo essa lógica, os ovos, de alguma forma, teriam existido antes dos pássaros!

Um estudo fascinante no periódico Science apoia essa noção. À medida que alguns vertebrados antigos começaram a se adaptar à vida em terra, eles desenvolveram o ovo com casca dura. Isso abriu caminho para vertebrados terrestres, tendo as aves como parte dessa linhagem.

Mas Mark Rodger, um outro cientista, veio para trazer uma reviravolta, como é comum na ciência. Para ele e sua equipe nas universidades de Warwick e Sheffield, o frango orgulhosamente leva a coroa. O argumento deles se baseia na proteína ovocledidina-17 (OC-17). Esta proteína, encontrada nos ovários dos frangos, desempenha um papel principal na formação da casca do ovo. Talvez o ovo, do qual o primeiro frango emergiu, não se parecesse com os ovos que encontramos em nossas cozinhas. O embrião dentro dele? Destinado a ser o frango pioneiro. Mas a casca, sem OC-17, não se assemelharia ao alimento que conhecemos hoje.

O que diz a inteligência artificial

Segundo a inteligência artificial do ChatGPT, quem veio primeiro foi o ovo. Veja a resposta dela: “Do ponto de vista estritamente evolutivo, o conceito de “ovo” precede a galinha. Organismos que depositam ovos existiam muito antes da aparição das aves modernas. Em algum ponto da evolução, através de pequenas mutações genéticas acumuladas ao longo de milhões de anos, uma ave que não era exatamente uma “galinha” (como a entendemos hoje) pôs um ovo, e através de variações genéticas, o que emergiu daquele ovo foi o que chamamos agora de “galinha”. Assim, poderíamos dizer que o ovo veio antes da galinha moderna.”

Texto originalmente publicado em misteriosdomundo e adaptado pela equipe do blog Educadores.